Parabéns aos nossos bombeiros
top of page
Buscar

Parabéns aos nossos bombeiros

Por Coronel Camilo

Hoje, dia 2, é dia homenagear os nossos bombeiros, em comemoração à data. Além de Comandante-Geral da Polícia Militar de São Paulo, também fui bombeiro nos primeiros anos de formado. Tinha uma vontade muito grande de ajudar as pessoas. Conheço bem os riscos e as conquistas da brilhante profissão e, por isso, parabenizo esses homens e mulheres abnegados, que estudam diariamente sobre o trabalho que exercem, estão sempre se aprimorando e são treinados para salvar vidas.

São inúmeros casos de ocorrências que permanecem até hoje na lembrança da população. Como foi registrado no incêndio seguido de desmoronamento em um prédio que estava ocupado no centro da cidade, no Largo do Paiçandu, em 2018. A atividade de grande parte dos heróis ficou concentrada na região e imediações. Com todo zelo, bombeiros buscaram até o fim adultos e crianças com vida. Escavaram a terra com as mãos, intercalando com máquinas, sem medir esforços. Também ficou marcado o resgate durante desmoronamento em Guarujá, na Baixada Santista, durante as chuvas de verão, em março deste ano. 

Em atendimentos especiais, para colaborar nas buscas por pessoas desaparecidas, os bombeiros contam ainda com cães farejadores. Na parte de tecnologia, também são empregados drones que permitem que o comandante de cada operação tenha uma visão mais ampla a fim de avaliar o local, auxiliando inclusive na busca de sobreviventes e garantindo a segurança das equipes. 

Paralelamente a todos os trabalhos de resgate, é válido citar que as equipes também realizam atendimento em acidentes de carro, retiram animais em perigo em rios e córregos, ajudam o cidadão em situações de enchentes. Os profissionais estão sempre em destaque. Recentemente retiraram uma pessoa que sofreu uma queda de 15 metros de altura de uma caixa d'água em Cabreúva. Tratava-se de um zelador de um prédio que fazia a manutenção do equipamento. Foi necessário apoio de uns dos helicópteros Águia da Polícia Militar. A vítima foi içada com segurança e salva pele equipe.

Agora, em tempos de pandemia, o Corpo de Bombeiros também está fornecendo alertas em suas redes sociais sobre os riscos, especialmente com crianças, dentro de casa. Alguns cuidados são recomendados como o fechamento de tomadas a fim de evitar choques, objetos que podem ser engolidos e causar engasgos, cosméticos e mediações que devem ficar em locais de difícil acesso para que as crianças não peguem. Esses são alguns dos temas abordados. Por essas e outras ações valiosas ao povo paulista é que os bombeiros merecem nossa admiração e nossos parabéns.

Coronel Camilo é secretário-executivo da Polícia Militar. É formado em Administração de empresas pelo Mackenzie, com bacharelado em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul e pós-graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP e em Gestão de Segurança Pública pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.

bottom of page