Para Tite, a Seleção Brasileira chega no seu melhor momento
top of page
Buscar

Para Tite, a Seleção Brasileira chega no seu melhor momento

Por Roberto Maia


Em meio às fases decisivas das copas do Brasil, Libertadores e Sul-Americana, além do Campeonato Brasileiro que se aproxima da metade do segundo turno, quase esquecemos da Copa do Mundo FIFA 2022, no Catar. Diferentemente dos anteriores, o principal torneiro entre seleções do mundo será disputado no final do ano – entre 21 de novembro e 18 de dezembro. Será a primeira disputada no mundo árabe.


Há dois meses do início, todas as 32 seleções classificadas já são conhecidas. As últimas vagas ficaram com País de Gales, Austrália e Costa Rica após disputa da repescagem.


O clima de Copa ainda não chegou ao Brasil. Talvez por causa do período pré-eleitoral no país. Ver alguém vestindo a camisa da Seleção Brasileira não significa necessariamente que seja um torcedor apaixonado por futebol.


Faltando pouco tempo para o Mundial, o treinador brasileiro Tite definiu os 26 jogadores convocados para os amistosos preparatórios que serão disputados nos dias 23 e 27 de setembro, na França. O primeiro adversário será o selecionado de Gana em jogo que será disputado no Stade Océane, em Le Havre. Quatro dias depois será a vez da Tunísia enfrentar o Brasil, no Parque dos Príncipes, em Paris.


Durante participação no programa Bem, Amigos! do Sportv na última segunda-feira (12), Tite garantiu que o grupo ainda não está fechado e que a convocação final ainda poderá ter novos nomes. “Peço a todos os atletas que continuem dando o máximo para estarem preparados em caso de convocação para a Copa. Quem não foi chamado agora ainda poderá ser. Vou usar os dois jogos amistosos para testes”, disse. A declaração é uma boa notícia para Daniel Alves, Philippe Coutinho, Gabriel Jesus e outros que ainda sonham estar no Catar, em novembro.

Tite deixará o comando da Seleção Brasileira após a Copa do Mundo FIFA no Catar. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Perguntado sobre a possibilidade de chamar Gustavo Scarpa do Palmeiras, que atravessa ótima fase, para compor o grupo que irá para o Catar, o treinador disse que ele está no radar da comissão técnica da Seleção.


Para a Copa do Mundo FIFA, Tite poderá convocar até 26 jogadores, assim como fez para os amistosos na França.


O treinador brasileiro, que já anunciou o seu desligamento da Seleção Brasileira após a Copa no Catar, enfatizou que ainda não pensou em qual será o seu destino em 2023. “Estou completamente focado na Copa do Mundo. A Seleção Brasileira chega no seu melhor momento de preparação ao longo desses quatro anos”, garantiu.


Tite também pediu para que independentemente de quem venha assumir o comando do selecionado brasileiro, que seria importante manter a atual comissão técnica que vem realizando um ótimo trabalho e está plenamente entrosada. Suas palavras foram endossadas por Juninho Paulista, coordenador de seleções da CBF, que também participou do programa comandado por Galvão Bueno.

Neymar Jr., que chega à sua terceira Copa do Mundo, é o principal nome da Seleção Brasileira. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Roberto Maia é jornalista e cronista esportivo. Iniciou a carreira como repórter esportivo, mas também dedica-se a editoria de turismo, com passagens por jornais como MetroNews, Folha de São Paulo, O Dia, dentre outros. Atualmente é editor da revista Qual Viagem e portal Travelpedia.


bottom of page