Palmeiras se impõe e conquista o 25° Paulistão da sua história
top of page
Buscar

Palmeiras se impõe e conquista o 25° Paulistão da sua história

Por Roberto Maia


O Palmeiras distribuiu chocolate no domingo de Páscoa ao derrotar o Água Santa por 4 a 0 e conquistou o bicampeonato paulista. Após ser derrotado no primeiro jogo (2 a 1), o Verdão entrou em campo disposto a reverter o resultado ou “passar vergonha” como disse o treinador Abel Ferreira. Não passou, muito pelo contrário.


Com dois gols de Gabriel Menino, Endrick e Flaco López, o Palmeiras agora coleciona 25 taças do Paulistão. É o segundo maior vencedor, atrás apenas do arquirrival Corinthians que tem 30.


Em 2022, o Verdão também reverteu um placar desfavorável no primeiro jogo contra o São Paulo, que venceu no Morumbi por 3 a 1. No Allianz Parque derrotou o Tricolor por 4 a 0.


O fato é que o Palmeiras atualmente não tem adversários à altura na competição estadual. Está nadando de braçada. Com um elenco milionário que responde fielmente ao comando certeiro de Abel Ferreira, impõe seu jogo e passa por cima dos demais concorrentes.


O treinador português chaga assim ao seu oitavo título desde que chegou ao clube no final de 2020. Um feito notável sem dúvida. Abel igualou Vanderlei Luxemburgo em número de conquistas no Verdão e fica atrás somente de Oswaldo Brandão, que levantou 10 taças.

O Palmeiras agora tem 25 taças do Paulistão, apenas cinco a menos que o arquirrival Corinthians. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Em apenas dois anos e meio, Abel Ferreira venceu o Paulistão duas vezes (2022 e 2023), o bicampeonato da Libertadores (2020 e 2021), além de campeão brasileiro (2020), da Recopa Sul-Americana (2022), Copa do Brasil (2020) e Supercopa (2023). Importante lembrar que nos últimos 10 anos o Verdão conquistou 12 títulos.

Mas no atual elenco palmeirense ninguém tem mais conquistas que o goleiro Weverton. Desde 2018, quando chegou ao Verdão, ele levantou 10 taças e se isolou como o goleiro com mais títulos na história do clube.


Mas o domingo de Páscoa não foi feliz apenas para a torcida do Palmeiras. No Rio de Janeiro, o Fluminense sagrou-se campeão revertendo um resultado negativo no primeiro jogo da decisão contra o Flamengo. O resultado (4 a 1) refletiu o que aconteceu no Maracanã. O Tricolor comandado por Fernando Diniz venceu o Mengão com autoridade.


Ao contrário de Abel Ferreira que coleciona conquistas, o seu compatriota Vitor Pereira acumula fracassos no Brasil. Em sua passagem pelo Corinthians não conquistou nenhum título. Deixou o Timão alegando problemas na saúde da sogra e assinou com Flamengo, um time vencedor nas mãos de Dorival Junior. E em apenas três meses conseguiu a façanha de perder quatro decisões: Supercopa do Brasil, Mundial de Clubes, Recopa Sul-Americana e Campeonato Carioca.

Weverton é o goleiro com mais títulos conquistados na história do Palmeiras. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Roberto Maia é jornalista e cronista esportivo. Iniciou a carreira como repórter esportivo, mas também dedica-se a editoria de turismo, com passagens por jornais como MetroNews, Folha de São Paulo, O Dia, dentre outros. Atualmente é editor da revista Qual Viagem e portal Travelpedia.


bottom of page