Palmeiras a um passo de conquistar o Mundial de Clubes da FIFA
top of page
Buscar

Palmeiras a um passo de conquistar o Mundial de Clubes da FIFA

Por Roberto Maia


Ao vencer o Al Ahly, do Egito, por 2 a 0 nesta terça-feira, o Palmeiras garantiu vaga na decisão do Mundial de Clubes da FIFA e está a um passo de conquistar a sonhada taça. A vitória veio com gols de Raphael Veiga e Dudu, que fizeram a festa da torcida do Verdão que foi maioria no estádio Al Nahyan, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.


O atual bicampeão da América estava com o time egípcio entalado na garganta desde o Mundial de 2020, quando perdeu nos pênaltis na disputa do terceiro lugar.


Autor do primeiro gol aos 38 minutos do primeiro tempo, Raphael Veiga é o segundo principal artilheiro do atual elenco, com 44 gols, atrás apenas de Dudu, que chegou a 77 com gol marcado contra o Al Ahly.


Dudu, que não disputou o Mundial do ano passado, também foi destaque no jogo da semifinal do Mundial. Com ótima atuação, o camisa 7 do Verdão deu assistência para Raphael Veiga no primeiro gol, e fez o seu no início do segundo tempo. Em velocidade ele invadiu a área e marcou com um belo chute de pé direito.

Principal destaque do jogo, Dudu deu assistência para o gol de Raphael Veiga e fez o segundo após bela jogada. (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

De acordo com a assessoria de imprensa do Palmeiras, ao longo da história do clube, foram realizados 328 jogos fora do Brasil contra equipes estrangeiras. O retrospecto aponta 177 vitórias, 78 derrotas e 73 empates, com 607 gols marcados e 368 sofridos. Ao todo, o Alviverde disputou 6.272 jogos em seus 107 anos. A primeira partida internacional foi disputada em 1915.


Embora o Palmeiras contabilize a conquista do torneiro internacional disputado no Rio de Janeiro em 1951, que não foi reconhecido oficialmente pela FIFA, a torcida palmeirense está havida por esse título no formato atual. Quando a disputa ainda era pela Copa Toyota Intercontinental, em 1999, o Verdão jogou e perdeu por 1 a 0 para Manchester United, da Inglaterra.

Raphael Veiga é o segundo principal artilheiro do atual elenco, com 44 gols. (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Agora, 23 anos depois, terá uma nova chance, provavelmente contra o Chelsea (escrevi esta coluna antes do jogo do time inglês contra o Al Hilal, da Arábia Saudita) no próximo sábado, dia 12, às 13h30 (horário de Brasília – 20h30 no horário local), no estádio Mohammed Bin Zayed.


Se vencer, o Verdão marcará seu nome no ranking de campeões da FIFA e, também, colocará fim às provocações dos torcedores adversários que nos últimos anos se esbaldaram com as gozações de que o Palmeiras não tem Mundial.

Torcida do Palmeiras marcou presença e foi maioria no estádio Al Nahyan, em Abu Dhabi. (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Roberto Maia é jornalista, cronista esportivo, editor do jornal Mercado & Eventos e do portal travelpedia.com.br


bottom of page