Padocaria elegerá as melhores padarias de São Paulo até o dia 30 de outubro
top of page
Buscar

Padocaria elegerá as melhores padarias de São Paulo até o dia 30 de outubro


De 7 a 30 de outubro, premiação inédita terá a participação direta do público para escolher os estabelecimentos campeões de 7 categorias – como Pão na Chapa e Sanduba – além de entregar os troféus para a Melhor Padaria de São Paulo e para os destaques de cada região da cidade

Se Londres é conhecida pelos pubs e Paris, por seus bistrôs, São Paulo tem nas padarias uma de suas maiores instituições gastronômicas. E de acordo com uma pesquisa realizada pela Ticket, empresa de benefícios de refeição, as padarias foram as campeãs entre os destinos para almoço fora de casa no primeiro semestre deste ano. É difícil, mesmo, encontrar alguém que não tenha sua “padoca” do coração ou alguma boa história ao balcão de uma delas. Para muitos, o dia não começa antes de um bom pão na chapa acompanhado de um pingado.

Imagem: divulgação

Foi pensando nisso que a dupla Eduardo Maya (chef e criador do Projeto Aproxima e do Festival Comida Di Buteco) e Miguel Icassatti (jornalista, colunista do UOL e curador da Sociedade Paulista de Cultura de Boteco) resolveu criar o Padocaria SP, premiação que vai eleger pela primeira vez A Melhor Padaria de São Paulo, e premiar outras que se destacam por servir alguns itens que não podem faltar nesses estabelecimentos. “A padaria é um patrimônio paulistano. É comum que cada um de nós tenha sua padaria do coração. Queremos celebrar essa conexão”, diz Icassatti.

A eleição se dará em duas etapas. Na Fase 1, que vai de 7 a 16 de outubro, o público vota (sempre via www.padocariasp.com.br) nas categorias Pão na Chapa, Sanduba, Time de Chapeiros, Serviço de Frios, Doce, Café, Pãozinho e Melhor Padaria. O voto é espontâneo, isto é, o público é livre para escolher qualquer padaria de sua preferência – desde que ela esteja nos limites da cidade de São Paulo. E é permitido indicar uma padaria diferente para cada categoria. Já na Fase 2, o objetivo é eleger as melhores padarias de cada região da cidade, selecionadas entre as 5 mais votadas na Fase 1 em cada região de São Paulo (Centro, Norte, Sul, Leste e Oeste). Nessa fase, além do público, um corpo de jurados também participa da eleição que acontece entre os dias 21 e 30 de outubro. No dia 9 de novembro, serão conhecidos os vencedores em todas as categorias, as melhores padarias de cada região (voto popular e júri), além do grande prêmio para A Melhor Padaria de São Paulo.

Esta edição 2021 do Padocaria SP tem patrocínio de Seara e Assaí Atacadista (atacadista oficial) e apoio de Movida Cargo. Media partner: Nossa UOL.

Sobre os realizadores

Eduardo Maya é gastrônomo há mais de 20 anos e tem na bagagem ao menos dois grandes sucessos: o concurso Comida Di Buteco, fundado em 2000 e hoje presente em mais de vinte cidades brasileiras, e o mais Festival Aproxima, que desde 2014 promove a gastronomia mineira integrando toda cadeia produtiva do estado, aproximando todos os seus elos. Miguel Icassatti, por sua vez, é jornalista – foi crítico de bares da Playboy e da Vejinha, editor de Veja Comer & Beber e co-fundador do caderno Paladar (Estadão), assina o blog Boteclando (UOL) e é sócio da revista Gula – e o idealizador da Sociedade Paulista de Cultura de Boteco, que desde 2015 valoriza o universo desta instituição brasileira em eventos de diversos tipos.

Serviço

Padocaria SP 2021

Votação: 1ª fase, de 7 a 16 de outubro; 2ª fase, de 21 a 30 de outubro

Premiação: 9 de novembro, com transmissão pelo instagram @padocariasp

bottom of page