Pacaembu terá feira de arte em parceria com galerias
top of page
Buscar

Pacaembu terá feira de arte em parceria com galerias

Evento inova com modelo colaborativo com as associações de galeristas e deve acontecer no segundo semestre de cada ano; em 2021, a previsão é que seja em novembro

Imagem: Prefeitura do Estado de São Paulo

São Paulo vai ganhar uma nova Feira de Arte, num dos locais mais icônicos da cidade, o Complexo Esportivo do Pacaembu. O evento, que será realizado anualmente sempre no segundo semestre, é fruto da parceria entre a concessionária Allegra Pacaembu, a Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT), a Associação de Galerias de Arte do Brasil (AGAB) e 70 galerias brasileiras que integram as duas entidades. A primeira edição está prevista para ocorrer em novembro de 2021.


A exemplo do que ocorreu no evento Arte em Campo, realizado no final de 2020, a Feira irá oferecer à cidade uma grande ocupação ao ar livre, gratuita, ocupando áreas do complexo. Simultaneamente, as galerias farão suas apresentações individuais. A partir de 2023, parte do evento acontecerá no centro de convenções e eventos que ocupará o subsolo da edificação que será construída no processo de restauro e modernização do Pacaembu, a cargo da concessionária.


“Essa é mais uma ação que reforça a retomada dos pilares de cultura e lazer que, ao lado do esporte, compunham a proposta original do Pacaembu e é resgatada por nosso projeto. Nosso objetivo é intensificar o uso desse equipamento público pela população. Queremos um Pacaembu mais democrático, plural e acessível. A difusão das artes plásticas é um dos caminhos que vamos percorrer para chegar lá”, diz Eduardo Barella, CEO da Allegra Pacaembu.


“A Feira vai trazer um novo polo cultural para a cidade, visando aproximar ainda mais públicos diversos e não especializados do universo da arte, com um viés educativo, de difusão cultural e de fortalecimento do mercado de arte brasileiro”, afirma Ulisses Cohn, presidente da Associação de Galerias de Arte do Brasil (AGAB).


Além de ocupar o espaço do Pacaembu, a grande novidade da feira é seu modelo colaborativo inédito no setor, com as associações representantes dos galeristas tendo um papel de protagonismo na criação e desenvolvimento do evento. “As associações das galerias de arte farão parte do núcleo de organização e vão poder definir desde a concepção original do evento até as questões práticas relacionadas à gestão e governança”, diz Luciana Brito, presidente da Associação Brasileira de Arte Contemporânea.

bottom of page