Outubro Rosa: D’Or Consultoria ressalta a importância da realização anual da mamografia
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Outubro Rosa: D’Or Consultoria ressalta a importância da realização anual da mamografia

Fazer o exame pode aumentar em até 95% as chances de cura

Outubro Rosa é o mês dedicado exclusivamente à conscientização do câncer de mama e neste ano a D’Or Consultoria, empresa do Grupo Rede D’Or, especializada em seguros e benefícios, reforça como apenas um dia do ano pode salvar vidas. A campanha leva o nome: 1 de 365não deixe para depois, faça sua mamografia anualmente.


O levantamento da Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE, divulgado em agosto de 2021, mostrou que 40% das mulheres entre 40 e 49 anos nunca fizeram mamografia – um exame essencial para detectar o câncer de mama. Ele é o segundo câncer mais comum entre as mulheres, ficando atrás apenas dos tumores de pele não melanoma e, segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer - foram mais de 66 mil novos casos detectados somente em 2021.


Já para o visual da campanha a ideia foi mostrar como usar apenas um dia do ano para uma atitude tão importante. “Nossa ideia foi trazer um espiral, que lembra o formato do seio, mostrando os 365 dias com destaque em apenas um número, o que mostra que mesmo em tempos corridos e vida agitada é um investimento adiável pela saúde e que salva vidas”, explica Victor Davi, gerente de Marketing & Comunicação da D’Or Consultoria.


Tipos de mamografia

A mamografia é um exame radiológico das mamas que usa baixa radiação para gerar imagens detalhadas da estrutura interna das mamas. Esse exame gera um pequeno desconforto, mas sua realização é bem rápida: 15 a 30 minutos.


Existem atualmente três tipos do exame, a convencional realizada por um aparelho de raio X conhecido como mamógrafo, que coloca uma placa de acrílico, comprime para espalhar o tecido da glândula e obter imagens; a digital, que substitui as chapas de raio X por um chip que obtém as imagens dos seios e a 3D, também conhecida como tomossíntese da mama, que realiza diversas imagens das mamas e em seguida são reconstruídas pelo computador. O tipo de mamografia é sempre indicado pelo médico, de acordo com o perfil da paciente.


Vale lembrar que o INCA e o Ministério da Saúde recomendam que as mulheres sem fatores de risco comecem a fazer mamografia a partir dos 50 anos, a cada 2 anos e a partir de 35 anos para os casos de alto risco. O ideal é seguir a recomendação do médico que acompanha o seu caso, uma vez que ele conhece seus fatores de risco e histórico de saúde.


Riscos e sinais de alertas

O exame anual de mamografia é a melhor forma de detectar precocemente a doença, antes de ela começar a manifestar sintomas, mas a campanha traz algumas características para que o público fique atento e busque auxílio médico: mulheres acima de 50 anos, primeira menstruação antes dos 12 anos, menopausa após os 55 anos, primeira gravidez após os 30 anos, mulheres que nunca tiveram filhos, entre outros.


Já alguns sinais de alerta são: retração da pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja, secreções aquosas ou sanguinolentas pelo mamilo, vermelhidão da pele da mama, inchaço das mamas, nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço, entre outros.


A campanha da D’Or Consultoria traz mais informações sobre o tema disponível no site: https://dorconsultoria.com.br/portfolio/1-de-365/ e a empresa também convida para o diálogo sobre o câncer de mama, em uma live com médicos especialistas da Oncologia D’Or. Será em 19 de outubro às 17h30, no canal da D’Or no Youtube.


Não perca e inscreva-se em: https://www.youtube.com/watch?v=_TjK9DsFacw

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