Otite de Verão (ouvido de nadador) tem prevenção, sabia?
top of page
Buscar

Otite de Verão (ouvido de nadador) tem prevenção, sabia?

Dr. Alexandre Colombini, otorrinolaringologista, dá 05 dicas para proteger o ouvido e curtir as praias e piscinas sem dor

Imagem: Freepik

Já ouvir falar sobre ouvido de nadador? Esse apelido é de uma infecção do ouvido chamada de Otite. Só quem tem sabe a dor incômoda que é e isso acontece por causa do excesso de umidade (muitas vezes causada pelos mergulhos de piscina, mar, cachoeira). Infelizmente, esse problema pode trazer consequências ruins se não for tratado adequadamente, e claro, não só para crianças, os adultos estão na lista dos afetados, principalmente nesta época do verão.

Segundo Dr. Alexandre Colombini, otorrinolaringologista, as consultas triplicam a partir de dezembro triplicam em seu consultório quanto nos hospitais que ele atende.

“Os sintomas são diversos, entre eles, as queixas como entupimento, dores constantes, sensação de água no ouvido e surdez temporária. A famosa Otite Externa ou de Verão, que é uma doença causada por bactérias e fungos que geram inflamação ou obstrução e que está diretamente atrelada ao canal responsável por ligar nossa orelha ao tímpano. É uma infecção no canal auditivo externo que pode comprometer a porção mais externa da membrana do tímpano até o pavilhão auricular, comumente chamado de orelha”, explica o especialista.


Colombini ressalta que trata-se de uma inflamação grave devido ao excesso de umidade e também de traumas causados nos ouvidos pelo uso recorrente e errado, por exemplo, de cotonetes. A água, em contato com a cera, gera uma hidratação extra no ouvido, por isso, dá essa sensação de estar cheio de líquido. Quando a pessoa tenta retirar a água, acaba retirando a cera também (proteção do canal auditivo), consequentemente deixar a região exposta para promoção de germes e bactérias. Calma, tem prevenção. Confira a listinha de dicas do Dr. Alexandre Colombini e curta as piscinas e praia:

  • Procure se proteger durante os mergulhos.

  • Use protetores de silicone nas orelhas se possível, principalmente, as pessoas que já tiveram Otite.

  • Não utilize hastes flexíveis (cotonetes) e nem objetos ponte agudos em suas orelhas. Esses objetos retiram grande quantidade a cera do ouvido ( que é a proteção).

  • Não use medicamento ou receitas caseiras, como óleo quente na região. Esses procedimentos prejudicam muito a integridade desse importante órgão, que é o ouvido.

  • Ao sair do banho, enxugue o ouvido com a ponta de uma toalha. Isso evita o excesso de umidade.

“Infelizmente, o brasileiro, muitas vezes, só vai ao médico quando está em estado grave. O ideal é procurar ajuda médica já nos principais sintomas, pois é a melhor maneira de evitar complicações mais sérias”, finaliza o especialista.


Dr. Alexandre Colombini é otorrinolaringologista, formado pelo renomado Instituto Felippu e Membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial – ABORL-CCF. Suas áreas de atuação: Otorrinolaringologia clínica e cirúrgica com enfoque nas patologias nasais, cirurgia endoscópica, ronco e apneia.

bottom of page