Oito vezes Messi no The Best FIFA
top of page
Buscar

Oito vezes Messi no The Best FIFA

Por Roberto Maia


No universo do futebol, 2023 ficará marcado como o ano em que Lionel Messi, que atualmente defende o Inter Miami, surpreendeu ao ser eleito o melhor jogador do mundo no The Best FIFA Football Awards pela oitava vez. A escolha do argentino foi inesperada diante da performance avassaladora de Erling Haaland, campeão da tríplice coroa com o Manchester City.


Pela oitava vez, o argentino Messi, do Inter Miami foi eleito o melhor do mundo no The Best FIFA (Foto: Inter Miami CF)

O evento de premiação, realizado em Londres, foi permeado por um clima de constrangimento. Messi, Haalang e e Mbappé, o terceiro colocado, não compareceram à cerimônia, que, curiosamente, teve apenas mulheres entregando as premiações. Foi a primeira vez que o vencedor de melhor do mundo não esteve presente ao evento.


Messi e Haaland terminaram empatados em pontos na votação, porém o troféu ficou com o argentino, que foi escolhido mais vezes como o melhor do mundo no The Best.


A avaliação do eleitorado considerou o desempenho dos jogadores no período entre 19 de dezembro de 2022 e 20 de agosto de 2023. O processo de seleção envolveu doze jogadores indicados por um conselho técnico e a escolha final foi realizada por um júri composto por treinadores, capitães de seleções, jornalistas e torcedores.


Pep Guardiola, treinador do Manchester City, foi eleito o melhor do mundo pela primeira vez (Foto: Reprodução Twitter @ManCityPT)

Surpreendentemente, Messi foi o favorito dos capitães das seleções afiliadas pela FIFA e dos fãs, enquanto Haaland conquistou a preferência dos técnicos e jornalistas.


Haaland merecia o prêmio. Ele jogou muito em 2023. Entre seus feitos, quebrou o recorde de gols em uma só edição da Premier League. Ele marcou 36. Além disso, ajudou o Manchester City a conquistar a inédita Champions League.


Além da surpreendente escolha de Messi como melhor jogador, o brasileiro Guilherme Madruga também marcou seu nome na história ao vencer o Prêmio Puskás – recém-contratado pelo Cuiabá - pelo gol mais bonito da última temporada. Ele marcou um golaço de bicicleta de fora da área no jogo do Botafogo-SP contra o Novorizontino pela série B do Brasileirão. O jogador se juntou a Neymar e Wendell Lira como os únicos brasileiros a conquistarem essa premiação.


A Rainha Marta também foi homenageada e a partir de 2025, ela será nome do prêmio para os melhores gols do futebol feminino. Assim, a brasileira será eternamente lembrada com o Prêmio Marta The Best FIFA.

Outro brasileiro premiado foi Ederson, goleiro do Manchester City, eleito o melhor goleiro do mundo. No feminino, a vencedora foi Mary Earps, goleira da seleção inglesa.


Marta foi homenageada e será nome do prêmio para os melhores gols do futebol feminino (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

E, finalmente, Pep Guardiola, treinador do Manchester City, foi eleito o melhor do mundo pela primeira vez. Nada mais justo.


No futebol feminino, a espanhola Aitana Bonmati, que defende o Barcelona, levou o prêmio de melhor jogadora da temporada. Já Sarina Wiegman, da seleção inglesa, conquistou seu quarto título de melhor treinadora do mundo no The Best. A escolha pela holandesa também causou surpresa. Ela superou o favorito Jonatan Giraldez, multicampeão com o Barça.




Roberto Maia é jornalista e cronista esportivo. Iniciou a carreira como repórter esportivo, mas também dedica-se a editoria de turismo, com passagens por jornais como MetroNews, Folha de São Paulo, O Dia, dentre outros. Atualmente é editor da revista Qual Viagem e portal Travelpedia.


bottom of page