O sentido do trabalho e a psicoenergética de suas relações
top of page
Buscar

O sentido do trabalho e a psicoenergética de suas relações

Por Aline Tenório

Quando pensamos em trabalho, tendemos a vê-lo apenas como fonte de sustento. O trabalho, no entanto, dá sentido à existência humana, tornando claro nosso papel na sociedade e constituindo um espaço privilegiado de autoconhecimento e desenvolvimento, sobretudo pelas relações com os colegas e com a instituição.

Segundo a teoria das Constelações Sistêmicas, do psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, há uma dinâmica psicoenergética nestas relações, com três pontos essenciais. O primeiro é o equilíbrio entre dar e receber. Sendo o dinheiro uma energia de agradecimento, que você recebe em retribuição a um serviço prestado, a relação só é próspera se for justa para ambos – ou seja, a energia entregue a você por meio do salário, tem que estar equilibrada com a energia entregue à instituição pela dedicação às suas funções.


Hellinger também observou que a relação com o dinheiro está vinculada à relação que temos com a mãe; assim como a carreira profissional está vinculada à relação com o pai. Se há rejeição, medo ou intolerância nestes vínculos, os conflitos se projetam nas relações profissionais. Nutrir gratidão por tudo que seus pais fizeram por você é o início da cura.


O terceiro ponto é dar um significado nobre ao seu trabalho. Avalie ainda o quanto ele está alinhado com seu propósito de vida, pois, quanto mais estiver, mais feliz e pleno você se sentirá ao executá-lo.


Por fim, convém mudarmos o padrão de comportamento competitivo para cooperativo, que considera o campo de infinitas possibilidades comprovado pela física quântica, sendo necessário ampliar a percepção e enxergar as oportunidades que normalmente passam despercebidas enquanto focamos apenas na mais óbvia como, por exemplo, a sucessão da vaga de chefia da equipe. Ao expandirmos a visão sobre o trabalho, tiramos o foco das circunstâncias e colocamos toda a energia no desenvolvimento de nosso potencial, o que nos trará oportunidades jamais cogitadas no padrão convencional de pensamento competitivo, além de um nível superior de felicidade e realização.



Aline Tenório é nutricionista e especialista em Biofísica Quântica Aplicada à Saúde.

bottom of page