O que é raiva humana e quais os sintomas?
top of page
Buscar

O que é raiva humana e quais os sintomas?

Por Rede D'Or

Imagem: Freepik

A raiva também pode ser chamada de hidrofobia e é uma doença de caráter infeccioso que é causada por um vírus do gênero Lyssavirus. Esse vírus é capaz de comprometer gravemente o sistema nervoso central, causando grande inchaço no cérebro e, por isso, a raiva é considerada uma doença grave, com um alto nível de letalidade.


A raiva é transmitida para o ser humano por meio da saliva de animais que estejam infectados com o vírus. Se um animal, inclusive cães e gatos, estiver infectado com a raiva e morder, lamber ou arranhar um indivíduo, ele pode acabar por desenvolver a doença.


É por isso que a vacinação contra a raiva é essencial não só para cães e gatos, como também para seres humanos que tenham contato animais de qualquer tipo. A vacinação é a melhor forma de prevenir a difusão da raiva e os animais domésticos devem ser vacinados pelo menos uma vez por ano.


No caso da raiva humana, a doença é transmitida somente por morcegos hematófagos.


O inchaço no cérebro e a inflamação no sistema nervoso central são as principais características da raiva e são eles que causam os sintomas da doença.


Entre os principais sintomas de raiva, podemos destacar: confusão mental, excitabilidade excessiva, agressividade, alucinações, espasmos musculares, febre, convulsão, babar em excesso, dor onde a mordida ou lambida aconteceu, dificuldade para engolir, dor de garganta, náuseas, perda do apetite, perda de sensibilidade em um dos lados do corpo, sensações de agitação, irritabilidade, angústia e ansiedade.


Esses sintomas são progressivos e evoluem por cerca de uma semana, conforme o vírus se instala no cérebro. Os espasmos musculares acabam fazendo com que o paciente fique paralítico e pare de, entre outras atividades, comer, excretar e respirar, o que é capaz de levá-lo ao óbito. A raiva humana quase sempre leva à paralisia.


O diagnóstico da raiva é feito com uma série de exames laboratoriais, como biópsias, além da eliminação de outras doenças que possuem sintomas similares.


Como é o tratamento da raiva?

A raiva não tem cura e sua evolução é muito rápida. Entre o começo dos sintomas e o estado de paralisia, podem se passar apenas sete dias.


É por conta disso que, assim que um indivíduo é mordido, lambido ou arranhado por um animal (urbano ou silvestre) que não esteja vacinado contra a raiva, é preciso tomar a vacina e realizar os procedimentos para impedir que o vírus entre em contato com seu sistema nervoso central.


Existem medicamentos que são capazes de impedir que o vírus avance até o sistema nervoso central, mas, uma vez que a doença se instala, é impossível contê-la.

bottom of page