O cachorro, o palácio e o trono!
top of page
Buscar

O cachorro, o palácio e o trono!

Por Paulo Panayotis


Continuamos sonhando em viajar pelo mundo. Saudades né? Eu tenho, em especial, saudades da cidade luz, de Paris! Ah, Paris, tout jour, Paris!!! Todo dia Paris...


Paris, França. Costumo dizer que até para ser cachorro, tem que ter sorte na vida. É o caso de Archie, a mascote do Hotel Palácio Mandarin Oriental de Paris, que me dá as boas-vindas. Ele passeia pelo local ao menos uma vez por semana. De direito, seu dono é o gerente geral Philippe Leboeuf, mas de fato pertence ao público, aos hóspedes, ao hotel! Como membro destacado e estrelado do staff, este border terrier sortudo vive interagindo com todos. Discreto, silencioso e simpático na medida certa, ele descontrai e traz alegria até mesmo aos mais sisudos empresários chineses que por ali circulam.

Eu e Archie no lobby do Mandarin Oriental Paris

Magistralmente localizado na prestigiada Rue Saint-Honoré, no coração chique de Paris, o Mandarin é mais que um hotel. É mais que um palácio! É uma experiência! Explico: o organismo de turismo francês (Atout France) criou esta denominação para os hotéis que, além de ter cinco estrelas, tem localização excepcional, interesse arquitetônico e histórico destacados e, claro, serviço impecável.

Check-in na minha suíte: luxo e sofisticação em endereço privilegiado.

A recepção já é um show. Após a prosaica surpresa canina, sigo para meu quarto. Quarto não, minha suíte de número 509. Tudo impecável, especialmente no mobiliário e nos detalhes das roupas de cama e de banho. Tudo clássico, sóbrio e... moderno! Seja do painel que controla tudo no quarto à cafeteira de expresso logo ali, à minha disposição! Flores frescas arrematam a decoração primorosa em tons pasteis! Agora, legal mesmo é a surpresa divertida causada pelo toilette!

Aquecida e iluminada!

Vai me dizer que já viu um assim? Aquecido e iluminado? Pode tirar sarro meu amigo..., mas em momentos delicados pode ser decisivo! Por todo o lado, a exemplo da charmosa cafeteria Camélia, ou no minimalista restaurante Sur Mesure, assinado pelo estrelado chef Michelin Thierry Marx, tudo é uma descoberta, uma verdadeira experiência para os sentidos. Não é à toa que algumas das maiores celebridades mundiais batem ponto ali. “Muitos escolhem nossa suíte Royale Orientale”, esclarece Sarah Atallah, gerente de relações com os hóspedes. “Além de alta privacidade, completa ela, tem um belo jardim com vista para Paris e lugar de sobra para realizar reuniões de trabalho com discrição e conforto!” São mais de 150 metros quadrados – quem conhece Paris sabe o que isso representa em termos de hotel – muito mármore mesclando modernidade e toques clássicos.

Suíte Royale Orientale, a preferida dos empresários

Quero saber se é possível ter o nome de algum figurão que frequenta rotineiramente este palácio moderno. “Não podemos revelar o nome de nossos hóspedes”, esclarece Sarah..., mas nem por isso fico sem uma história deliciosa e única. Um riquíssimo industrial chinês fez a fama desta suíte entre os funcionários. Ele mandou trazer mil dúzias de rosas para pedir a mão de sua noiva em casamento. Pânico no hotel! “Não paravam de chegar rosas, descreve divertidamente a funcionária ao me contar. A suíte ficou lotada de rosas vermelhas por todos os cantos!” - E a moça aceitou? pergunto eu curioso para saber o final ‘feliz’. “Não!!”, revela a funcionária sorrindo... “Que coisa”, emendo eu...

Aposentos reais ideais para um pedido de casamento

‘Mas, completa minha fonte, um ano depois o chinês voltou com outra noiva, alugou a mesma suíte, comprou a mesma quantidade de rosas e fez o pedido novamente. “- E aí?” Quis saber eu morto de curiosidade! "Bem, não estou autorizado a revelar isso”, respondeu. Sob ameaças de morte, finalmente revelou. “Sim, ela aceitou!”.

Pois é, seja a feliz noiva, seja nosso alegre Border Terrier, sorte é fundamental na vida. Mesmo se hospedando no Mandarin Oriental de Paris! E você ainda me pergunta por que cada dia sou mais #mofan? O jornalista Paulo Panayotis ficou hospedado no Mandarin Oriental Paris a convite da Xmart, que representa com exclusividade a rede no Brasil.


Fotos: Paulo Panayotis e Adriana Reis


Paulo Panayotis é jornalista especialista em turismo, mergulhador e fundador do Portal OQVPM - O Que Vi Pelo Mundo. Mora na Europa, tem passaporte carimbado em mais de 50 países e viaja com patrocínio e apoio Avis, Travel Ace e Alitalia. O jornalista se hospedou a convite do grupo Maisons & Hotels Sibuet representado no Brasil pela AD Comunicação

bottom of page