Novo HB20: mudanças no visual e mais conteúdos de segurança e tecnologia
top of page
Buscar

Novo HB20: mudanças no visual e mais conteúdos de segurança e tecnologia

Por Vito Zanella


O HB20 comemora 10 anos de seu lançamento e recebe visual atualizado seguindo a identidade de design global da Hyundai, Sensuous Sportiness, com maiores dimensões e a inclusão de conteúdos de segurança e tecnologia. A percepção premium do veículo é reforçada pela qualidade do acabamento e recursos de conectividade do sistema Hyundai Bluelink aprimorados para o modelo. O novo HB20 chega nas versões: Sense, Comfort e Limited, com motor 1.0 12V Flex e câmbio manual de 5 marchas; Comfort, com motor 1.0 TGDI 12V Flex e câmbio manual de 6 marchas; e versões Comfort, Platinum e Platinum Plus, 1.0 TGDI 12 Flex e câmbio automático de 6 marchas. Os preços sugeridos variam de R$ 76,690,00 a R$ 114,390,00. As vendas do hatch começam em agosto e a configuração sedã chega às lojas nos próximos meses.


O novo HB20 chega repleto de conteúdo tecnológico. Com o sistema Hyundai Bluelink, reconhecimento de voz e possibilidade de conectar Google Android Auto e Apple Car Play sem fio. O novo Supervision Cluster, disponível a partir da versão Platinum, é um painel de instrumentos totalmente digital, colorido e interativo, que disponibiliza três opções de cor de fundo para escolha do motorista e a configuração personalizada de itens de segurança e conforto. Além disso, para a versão Platinum Plus, o ar-condicionado digital torna-se automático, com três níveis de intensidade. Destaque especial para a Partida Remota do motor, disponível a partir da versão Platinum. Essa tecnologia dá ao condutor a conveniência de ligar o motor e climatizar o carro à distância, usando a chave presencial.


O modelo conta com a central multimídia blueMedia, que traz tela de 8 polegadas, conectividade sem fio com smartphones via Google Android Auto ou Apple Car Play e botão para acionamento do comando de voz no volante. O novo HB20 passa a contar com até 3 entradas USB, sendo uma delas Tipo A, para transmissão de dados para a central multimídia, e as outras duas Tipo C para carregamento rápido de bateria, das quais 1 está disponível para os passageiros traseiros. Também há opção de carregamento por indução (sem fio) da bateria do celular no console central, logo abaixo dos comandos do ar-condicionado. Controle de cruzeiro e limitador de velocidade tornam-se padrão para toda a linha. E, para as versões Limited, Platinum e Platinum Plus, estão disponíveis os recursos de monitoramento da traseira via câmera e sensor de estacionamento traseiro e a função de acendimento automático dos faróis.

Segurança aprimorada - O SmartSense é o pacote de segurança avançada da Hyundai, que ganhou funções adicionais para o novo HB20. Um dos destaques é o Assistente de Centralização em Faixa (LFA). Novidade disponível na versão Platinum Plus, o Assistente de Tráfego Cruzado Traseiro (RCCA) ajuda a evitar colisões ao sair de uma vaga em ré. Outro alerta é o de Saída Segura, que impede acidentes que podem ser causados por portas abertas quando outros veículos se aproximam. Além disto, também estará disponível o Assistente de Ponto Cego (BCA). Todas as versões do novo HB20 contam com seis airbags, incluindo airbags de cortina laterais, de série. Também fazem parte da lista padrão freios ABS com EBD, controles de estabilidade eletrônico e tração (ESP e TCS), sinalização de frenagem de emergência (ESS) e assistente de partida em rampa (HAC).


Design atualizado - No visual, tudo novo. A dianteira foi completamente atualizada. Uma nova grade frontal conta com elementos paramétricos, como faróis com DRL halógeno de série. Na configuração topo de linha, a Platinum Plus, o DLR vem em LED. Outros destaques são o para-choque mais volumoso, que agora abriga as luzes de seta, e para-lamas e capô mais horizontais, trazendo maior sofisticação e robustez. O novo design é mais retilíneo e geométrico, aumentando a percepção de tamanho do carro, que teve seu comprimento aumentado em 75 milímetros, sendo 50 milímetros no balanço dianteiro e 25 milímetros no balanço traseiro. A traseira foi reestilizada e também cresceu. As maiores dimensões externas combinam com as novas rodas de liga leve de 16” com acabamento diamantado, que cresceram em relação as rodas de 15” utilizadas anteriormente. O interior traz uma combinação harmoniosa de cores predominantemente escuras, que remete a um ambiente tecnológico e esportivo.


Motorização - O novo HB20 conta com os motores Kappa 1.0 e Kappa 1.0 TGDI, que utilizam a configuração de 3 cilindros com 12 válvulas para entregar o desempenho de um motor maior com o consumo de um motor compacto, seguindo o protocolo de emissões L7. O motor Kappa 1.0 TGDI é a evolução da versão aspirada tradicional. Com Injeção Direta, turbocompressor e intercooler, a potência do motor é entregue desde as rotações mais baixas, a partir de 1.500 rpm, e segue firme até 3.500 rpm.


Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.

bottom of page