top of page
Buscar

Novo Civic Type R chega ao Brasil

Por Vito Zanella


O novo Civic Type R estreia no Brasil como sinônimo de alto desempenho, excelência dinâmica, esportividade e tecnologia avançada. O modelo, que pertence à 11ª geração do Civic da Honda, chega com preços de R$ 429.900,00, sem pacote Traffic Alert, e R$ 434.900,00, com pacote Traffic Alert. O Civic Type R – Ultimate Sport 2.0 ganhou 15 mm de largura e ficou 28 mm mais baixo em relação à geração anterior, reforçando a presença esportiva da carroceria hatchback. O comprimento total aumentou em 38 mm - destes, 35 mm estão no entre-eixos - resultando em uma cabine espaçosa e confortável. A dianteira, com enormes entradas de ar, é uma das áreas de maior diferenciação do Civic Type R. O desenho tridimensional incorpora linhas aerodinâmicas que permitem um gerenciamento eficiente do fluxo de ar frontal, favorecendo e ampliando todo o potencial do motor turbo de alta performance. O capô de alumínio com grade de exaustão colabora para otimizar o fluxo de ar frontal, auxiliando no controle térmico e gerando pressão aerodinâmica de até 42 Newtons. Spoiler e fechamento inferior do assoalho garantem 207 Newtons adicionais, enquanto, na traseira, o aerofólio imprime um downforce de nada menos que 580 Newtons. O extrator abaixo do para-choque organiza e acelera o fluxo de ar na traseira, reduzindo o risco de flutuação em altas velocidades. A aparência baixa e musculosa é reforçada pelos para-lamas alargados, que abrigam rodas exclusivas calçadas com pneus feitos sob medida. O icônico emblema 'H' de fundo vermelho aplicado à grade, tampa do porta-malas e rodas identifica o Civic Type R como genuíno integrante do seleto grupo dos Honda de alto desempenho.


O interior do novo Civic Type R amplifica a emoção de dirigir. A escolha das tonalidades, texturas e formas remetem à esportividade plena. O atraente tom vermelho dos revestimentos dos bancos e do assoalho, aliado ao design dos bancos esportivos, ajudam a compor um cockpit típico de carro de corrida. Os bancos possuem estabilizador corporal, que garantem o melhor desempenho de suporte ao corpo dentre todos os Type R. Painel livre de interferências visuais se conecta com as portas, na mesma altura onde se inicia a área envidraçada, gerando uma percepção espacial agradável e eficiente. O acabamento de alta qualidade caracteriza toda a cabine, com o volante revestido com tecido Suede de toque suave e confortável, console central de alumínio e painel com pintura especial para diminuição dos reflexos. Como é tradição, o Civic Type R traz uma placa de série numerada no painel.



O motor 2.0 DI DOHC VTEC Turbo, com quatro cilindros em linha, 16V, é dotado de duplo comando de válvulas no cabeçote, com sistema VTC (Variable Timing Control) na admissão e no escape e VTEC no escape. O motor gera 297 cv de potência e torque máximo de 42,8 kgfm. Outro grande diferencial é a transmissão manual de seis marchas, com recursos projetados exclusivamente para o novo Civic Type R, que melhoram significativamente a suavidade e precisão dos engates.


Honda LogR - O aplicativo Honda LogR é um sistema gratuito de fornecimento de informações ligadas à condução que eleva a comunicação entre o carro e o piloto a um nível sem precedentes, inclusive no que se refere a interface gráfica. O sistema está disponível embarcado no carro (com visualização pela tela do multimídia) e via aplicativo de celular para os sistemas operacionais Android e iOS. A análise de dados usa diversos sensores, que permitem oferecer um grande detalhamento ao condutor, com objetivo de aperfeiçoar a performance na pilotagem. Ao todo, 12 itens podem ser selecionados pelo motorista: temperatura da água, ângulo da direção, taxa de Yaw (direção de rotação), pressão atmosférica, posição do pedal do acelerador, temperatura do ar de admissão, pressão de freio, temperatura externa, pressão do óleo do motor, posição do pedal de embreagem, pressão do turbo e temperatura do óleo do motor. O Honda LogR também calcula e exibe a força máxima de atrito que cada um dos quatro pneus pode exercer no momento, bem como a magnitude da força longitudinal e lateral à qual o pneu é submetido, calculadas a partir dos dados de aceleração e carga do pneu. Tudo é exibido em tempo real na tela multimídia.

Um sistema de pontuação permite ao motorista ajustar seu modo de pilotagem para aperfeiçoar suas habilidades ao volante. Tal função fornece a pontuação automática e orientações para extrair o melhor desempenho do Civic Type R. No modo Data Log, os dados de aceleração, frenagem e força G nas curvas são coletados para fornecer uma visão geral e abrangente de voltas em pista. O percurso é codificado por cores, e permite que sejam identificados os pontos de frenagem e posição do acelerador em todos os trechos. Também é possível definir locais de início e fechamento de voltas cronometradas e todos os dados podem ser utilizados para comparar com voltas anteriores e futuras. O modo VS permite ainda que o motorista compare sua performance com as de outros pilotos obtidas no mesmo circuito.

As informações armazenadas no Auto Score e Data Log podem ser enviadas ao aplicativo e visualizadas a qualquer momento por meio do aplicativo Honda LogR instalado no smartphone. Outro destaque é a capacidade de transformar a função de vídeo do smartphone em uma câmera de bordo carregada de dados. Ele captura imagens integradas e agrega as informações de desempenho ao vídeo. Contagem de voltas, tempo de volta, velocidade do veículo e do motor em tempo real, atrito dos pneus, força G e muito mais são sobrepostos em formatos claros e fáceis de ler.


Segurança de alto nível - Segurança é um dos pilares da marca Honda. O Civic Type R se destaca também nesse quesito. O esportivo possui o Honda SENSING, exclusivo pacote de tecnologias de segurança e assistência à condução, que se baseia nas imagens da câmera frontal com amplo ângulo de visão horizontal e 8 sensores do tipo sonar (4 frontais e 4 traseiros). As principais funções do Honda SENSING são: ACC (Controle de cruzeiro adaptativo) - auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente; CMBS (Sistema de frenagem para mitigação de colisão) - aciona os freios automaticamente ao detectar uma possível colisão frontal, com o objetivo de mitigar acidentes; LKAS (Sistema de permanência de faixa) - detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação; RDM (Sistema para mitigação de evasão de pista) - detecta a saída da pista e ajusta a direção para corrigir a trajetória, com o objetivo de evitar acidentes; AHB (Ajuste automático de farol) - alterna automaticamente entre os fachos baixo e alto de acordo com a condição à frente.

Além disso, o completo pacote de segurança do Civic Type R traz: 10 airbags (dois frontais, dois de cortina e quatro laterais e dois de joelhos - para motorista e passageiro da frente), assistente de tração e estabilidade (VSA), assistente de partida em subida (HSA), sistema de frenagem de emergência (ESS), sensor de pressão dos pneus (TPMS), câmera de ré com linhas dinâmicas multivisão, entre outros. Como diferencial para esse modelo, teremos a opção de um pacote Traffic Alert, com os equipamentos Blind Spot Information System (sistema de alerta de veículo em ponto cego) e Cross Traffic Monitor (monitoramento de tráfego cruzado na traseira).



Tecnologia e conectividade - Civic Type R apresenta ainda uma vasta gama de equipamentos destinados ao conforto, conveniência e praticidade, entre os quais se destacam o carregador por indução, a central multimídia com tela de 9 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto, o sistema de som Bose com 12 alto-falantes, o painel digital TFT de alta definição, o ar-condicionado digital dual zone, as pedaleiras esportivas, entre outros. A plataforma de conectividade da marca também está presente no Civic Type R. O myHonda Connect reúne informação, segurança e controle do veículo de um jeito prático e fácil, conectando o motorista ao seu carro, via aplicativo no smartphone.



Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.

Comentários


bottom of page