top of page
Buscar

Novo C3 Aircross: muito espaço e diversas inovações

Por Vito Zanella


Foto: Divulgação

A longa lista de inovações desenvolvidas pela Citroën há mais de 100 anos cresce mais uma vez com o novo SUV C3 Aircross. Com opção de sete lugares, será produzido no Polo Industrial de Porto Real (RJ). O estilo único do novo SUV Aircross é percebido ainda na dianteira, com um para-choque proeminente, de visual marcante e elementos pintados no tom preto brilhante que contrastam com cinco cores disponíveis. Como em todo Citroën, esses tons podem ser combinados em diferentes opções de teto bitom.


As luzes de condução diurna (DRL) de LEDs de série se ligam às barras cromadas da grade do radiador, adornado pelo icônico Duplo Chevron da Citroën. As rodas de até 17” formam um conjunto forte, além dos arcos nos para-lamas, que oferecem uma proteção extra à carroceria. Antes de chegar à traseira, já é possível ver as lanternas proeminentes, com elementos que unem visualmente o para-lama com o porta-malas. Por dentro, o estilo e necessidade continuam andando juntos, com adoção de novos materiais, forrações e bancos exclusivos, de acordo com cada versão.


O premiado motor Turbo 200 equipa todas as versões do novo Aircross. São até 130 cv com etanol (125 cv com gasolina) e 200 Nm presentes em uma ampla faixa de rotação, graças a recursos como o exclusivo controle MultiAir III. Esse conjunto está sempre atrelado ao câmbio automático CVT de sete marchas e três modos de condução. Os 2,67 metros de entre-eixos do SUV garantem conforto equivalente ao de modelos superiores. O B-SUV nacional chega ao mercado com opção de levar até sete passageiros, graças à soluções exclusivas desenvolvidas para o novo Aircross.



Além disso, a Citroën desenvolveu para o novo Aircross um inédito sistema de remoção dos bancos. Por meio de um simples mecanismo de acionamento, é possível soltar cada um dos dois bancos traseiros e retirá-los completamente do veículo. Leves, eles podem ser rapidamente transportados e ampliam rapidamente o volume do porta-malas. E se precisa levar seis pessoas, basta montar um só assento, sem precisar carregar o sétimo banco. O compartimento de bagagem pode comportar até 493 litros pelo padrão VDA. E esse espaço pode crescer ainda mais de acordo com a necessidade: com os bancos da segunda fileira rebatidos são mais de 1.000 litros de volume útil dentro da cabine.


O novo Aircross reúne diferentes tecnologias e soluções para que seus ocupantes tenham sempre a melhor experiência. Começando pelo novo painel digital TFT de 7 polegadas: totalmente customizável, ele oferece seis telas e duas opções de cores para que o motorista escolha somente o que ele quer ver, ao toque de um botão no volante. Já o conhecido Citroën Connect Touchscreen de 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio reúne facilidade de uso, rapidez de acionamento e ampla tela com até cinco conexões USB, na primeira, segunda e terceira fileira de bancos. Simples de operar, ele pode ser comandado tanto pela tela sensível ao toque de 10 polegadas quanto pelos botões no volante. Esses recursos complementam itens já conhecidos do consumidor, como controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, airbags laterais, assistente de frenagem de emergência, câmera e sensor de ré, ar-condicionado reforçado, direção com assistência elétrica progressiva inteligente e controlador de velocidade com limitador integrado.




Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.


bottom of page