top of page
Buscar

Nos jardins reais de Londres, onde os jardineiros se escondem?

Por Paulo Panayotis


Inglaterra/Londres. Eu sempre tive a sensação de que os jardineiros, em Londres, se escondem dentro dos parques e saem, de madrugada, para cuidar das plantas. Isto porque não há um simples parque, um simples pedaço de jardim que esteja abandonado ou mal-cuidado em Londres. No entanto, você nunca consegue ver os jardineiros trabalhando. Nunca!

Vista aérea dos jardins reais Kew Gardens, no sudoeste de Londres

Há todos os tipos de plantas do mundo inteiro na Inglaterra e, sobretudo em Londres. É uma paixão dos ingleses que sempre tem em casa um vaso ou, no caso dos mais abonados, um pequeno jardim inverno (courtyard) nos fundos de casa. Até mesmo lavandas, flores típicas de regiões mais quentes como a Provence, na França, podem ser apreciadas nas terras da rainha.

Ah você acha que é impossível haver campos de lavanda em Londres? Conhecida por seus maravilhosos parques e jardins, a capital inglesa tem paisagens de tirar o fôlego em seus parques seja na primavera, no verão, no outono ou mesmo no inverno.

Flores durante a primavera em Londres

Eu, particularmente, gosto e sempre frequentei os parques de Parliament Hill (Regent´s Park) e Hampstead Heath, por serem perto do bairro onde morei em Londres. E foi justamente durante os dois períodos que morei na cidade a trabalho, que conheci melhor e me encantei com o Jardim Botânico de Kew, conhecido como Kew Gardens. Lá vi minicampos de lavanda e uma variedade incontável de plantas. Isto porque, além de ser um lugar aberto ao público, Kew Gardens é um centro de excelência de pesquisa e estudo da diversidade de plantas, com espécies de várias partes do mundo. Por ser um pouco mais distante do centro da cidade, poucos turistas conseguem visitar durante uma estadia de três ou quatro dias.

Um dos lados de Kew Gardens durante o verão europeu

Fundado oficialmente em 1759, possui cerca de 120 hectares de pura beleza. Tire um dia para passear por lá. Leve sua cesta de piquenique e se esqueça da agitação de Londres. Com a chegada do verão no hemisfério Norte, no último dia 21 de junho, bateu uma “baita” saudade de Kew Gardens e de todos os parques londrinos, que nesta época, revelam a exuberância da natureza após os longos meses de inverno. Flores, flores, flores e verde a perder de vista colorem Londres e toda a Europa nesta época do ano. E tudo parece um quadro executado com maestria por aqueles jardineiros que nunca aparecem, nunca são vistos!

Londres vista do Parque Parliament Hill

Fotos: Paulo Panayotis


Paulo Panayotis é jornalista profissional, ex-correspondente internacional de TV, escritor, mora pelo mundo e especialista em curadoria para a Grécia e a França.

bottom of page