No ritmo da dança do Pombo, Brasil segue firme rumo ao hexa
top of page
Buscar

No ritmo da dança do Pombo, Brasil segue firme rumo ao hexa

Por Roberto Maia


Nem os torcedores mais otimistas imaginavam que o jogo com a Coreia do Sul, válido pelas oitavas de final da Copa do Mundo FIFA Catar 2022 seria tão fácil. Afinal, marcar quatro gols em pouco mais de 30 minutos da primeira etapa não é comum em jogos do Mundial. Tanto que o sempre sisudo Tite se deixou levar e comemorou o gol de Richarlison no ritmo da dança do Pombo.


Com defesa consistente e ataque implacável, a seleção brasileira passou por cima dos coreanos. Vini Jr, Neymar, Richarlison e Paquetá marcaram os gols no último jogo do Estádio 974, em Doha. Agora, a Canarinho avança para as quartas de final para enfrentar a Croácia, a vice-campeã da Copa de 2018.

Liderados por Vini Jr., os jogadores da seleção brasileira dançaram muito na vitória sobre a Coreia do Sul. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Com o placar construído na primeira etapa, a seleção brasileira voltou a campo para jogar de forma cadenciada, quase em ritmo de treino. Apesar disso, poderia ter ampliado em algumas chances claras de gol que terminaram em grandes defesas do goleiro coreano.


Para poupar alguns titulares, Tite mandou a campo Dani Alves no lugar de Eder Militão; Bremer no de Danilo; Martinelli no de Vini Jr.; Rodrygo no de Neymar Jr; e até tirou Alison para Weverton estrear em um jogo de Copa do Mundo. O goleiro do Palmeiras era o único dos 26 convocados que ainda não tinha ido a campo.

Neymar retornou após dois jogos fora por causa de contusão no tornozelo e fez um jogo regular. Mas o camisa 10 deixou sua marca ao converter o pênalti sofrido por Richarlison. Foi o sétimo gol dele em 12 jogos disputados em Copa do Mundo. Ele igualou Pelé e Ronaldo como os únicos jogadores brasileiros a fazer gols em três edições diferentes de Mundiais.

Neymar marcou e igualou Pelé e Ronaldo como os únicos jogadores brasileiros a fazer gols em três edições da Copa do Mundo. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Todos os jogadores brasileiros convocados para a Copa do Mundo posaram junto com a faixa que homenageou Pelé. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Pelé homenageado – Após a vitória brasileira por 4 a 1 sobre a Coreia do Sul, a seleção brasileira prestou homenagem a Pelé, que está hospitalizado desde o dia 29/11 para tratamento contra o câncer de cólon. Os jogadores levaram ao centro do gramado uma faixa com o nome do Rei do Futebol e uma imagem da sua famosa comemoração.


Agora o Brasil enfrenta a Croácia na próxima sexta-feira, dia 9, às 12h, no Education City Stadium. Caso vença os croatas a seleção brasileira enfrentará Holanda ou Argentina na semifinal.



Roberto Maia é jornalista e cronista esportivo. Iniciou a carreira como repórter esportivo, mas também dedica-se a editoria de turismo, com passagens por jornais como MetroNews, Folha de São Paulo, O Dia, dentre outros. Atualmente é editor da revista Qual Viagem e portal Travelpedia.


bottom of page