Musical Xandú Quaresma - A Farsa com Cangaceiro, Truco e Padre explora teatro de cordel de Chico de
top of page
Buscar

Musical Xandú Quaresma - A Farsa com Cangaceiro, Truco e Padre explora teatro de cordel de Chico de

Com direção de Débora Dubois e canções originais de Thomas Huszar e Alex Huszar, o espetáculo está cheio de referências à cultura popular

Imagens: Bárbara Campos

O riquíssimo Teatro de Cordel do saudoso dramaturgo Chico de Assis é investigado pela diretora Débora Dubois em uma nova montagem da peça Xandú Quaresma - A Farsa com Cangaceiro, Truco e Padre, que estreia no dia 04 de agosto no João Caetano.


O espetáculo, que também tem direção musical de Thomas Huszar e Alex Huszar, segue em cartaz até o dia 25 de setembro em diversos teatros da prefeitura.


O espetáculo retrata um grupo de teatro mambembe musical que conta as maravilhosas histórias do prisioneiro Xandú Quaresma em uma cidadezinha do sertão nordestino chamada São Sebastião da Serra. Ele está encarcerado há dois anos por enganar o Vigário ao vender-lhe um cavalo cego e velho. O fora da lei relata que só está preso esse tempo todo porque todos adoram ouvir os seus causos, já que ele é a pessoa mais interessante, criativa e arguta que passou pela cidade em muitos anos.


Ao narrar todas suas histórias fantasiosas, Xandú deixa todo mundo na dúvida sobre o que é verdade e o que é mentira em seus relatos. E essa divertida comédia de costumes ainda evoca figuras históricas brasileiras, como Marechal Deodoro, Padre Cícero, Antonio Conselheiro e Lampião.


“O texto de Chico de Assis é de um humor inteligente, que lembra as grandes obras e os personagens de Ariano Suassuna, assim como o início do cinema no Brasil com Mazzaropi, Oscarito e Grande Otelo”, compara a diretora.


Ela ainda conta que a vontade de montar essa peça surgiu como uma resposta ao enorme aumento da pobreza, da desesperança e da dor enfrentadas pelo povo brasileiro nos últimos anos.


Encenado pela primeira vez em 1967, o texto de Chico de Assis se chamava originalmente “Farsa com Cangaceiro Truco e Padre” e encerrava uma trilogia de teatro de cordel, composta ainda pelas peças “O Testamento do Cangaceiro” (1961) e “A Aventura de Ripió Lacraia” (1963).


Sobre essa estética investigada pelo autor, a diretora Débora Dubois explica: “É um gênero que reproduz os valores tradicionais e conservadores de uma época, cuja sobrevivência de seus personagens estradeiros, pícaros, anti-heróis por definição, dá-se por força da astúcia em escapar de um sistema opressor”.


Xandú Quaresma - A Farsa com Cangaceiro, Truco e Padre, de Chico de Assis

TEATRO JOÃO CAETANO

R. Borges Lagoa, 650 - Vila Clementino

04 a 07 de agosto de 2022

Quinta a sábado às 21h e domingo às 19h


TEATRO ALFREDO MESQUITA

Av. Santos Dumont, 1770 - Santana

11 a 14 de agosto de 2022

Quinta a sábado às 21h e Domingo às 19h


TEATRO ARTHUR AZEVEDO

Av. Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca

18 a 21 de agosto de 2022

Quinta a sábado às 21h e Domingo às 19h


TEATRO CACILDA BECKER

R. Tito, 295 - Lapa

2 a 25 de setembro de 2022

Sexta e sábado às 21h e Domingo às 19h


Todas as exibições são gratuitas.

bottom of page