‘Mostra Museu: Arte na Quarentena’ ocupa painéis do Metrô e mobiliário urbano da Ótima
top of page
Buscar

‘Mostra Museu: Arte na Quarentena’ ocupa painéis do Metrô e mobiliário urbano da Ótima

Projeto leva mais de 200 obras de artistas de diversas nacionalidades para painéis digitais e estáticos na capital paulista

Imagem: Chiara Paim Battistoni


Fazer da arte um alento em meio às intempéries que o mundo atravessa, fomentar a produção artística da atualidade e democratizar seu acesso, alcançando os mais diversos públicos. Esse é o objetivo da nova ação da Mostra Museu: Arte na Quarentena, iniciativa da Amarello Projetos Integrados que apresenta imagens de mais de 200 obras em mobiliários urbanos da Otima, plataforma de mídia out of home, e Metrô na cidade de São Paulo.

As imagens serão exibidas em painéis digitais e estáticos em diversos bairros até o dia 12 de maio, como Bela Vista, Bom Retiro, Mooca, República, Santana e Pinheiros e em estações de metrô de São Paulo, nas linhas azul, verde e vermelha. A cada semana, os endereços dos mobiliários que recebem os painéis estáticos e digitais são alterados. A relação completa de obras expostas por mobiliário, bem como suas datas e endereços, pode ser acessada neste link.

Idealizado por Chiara Paim Battistoni, nome à frente da Amarello, o projeto incorpora a tecnologia como dispositivo a serviço da troca entre público, obra e artista, aspecto que reforça seu pioneirismo e amplo alcance, potencializado ainda pelo recorte internacional. "Se por um lado toda a situação que estamos vivendo escancarou também nossas fragilidades, por outro, evidenciou saídas coletivas e fortaleceu uma rede de solidariedade e empatia, essenciais para alcançá-las", afirma Chiara.

O corpo de artistas é formado por nomes diversos do circuito nacional e internacional. Estruturado como um projeto híbrido - online e offline -, a Mostra Museu traz uma intersecção entre artes visuais e a produção musical brasileira, e visa dar luz à produção artística realizada durante o período de isolamento social imposto pela pandemia. Além disso, ainda propõe reflexões sobre sentimentos e percepções do que estamos vivendo.


O acervo de artes visuais está disponível integralmente na plataforma multimídia com conteúdo em português, inglês e espanhol, e nos espaços públicos. Assim como o eixo musical, cujas coletâneas sonoras e videoclipes podem ser acessados via plataforma e por códigos QR Code localizados nos painéis.

Além de dar acesso às playlists e a galeria de artes visuais, os QR Codes localizados nos mobiliários urbanos também direcionam a depoimentos de mais de 170 artistas do mundo todo que contam sobre os seus processos de criação durante a pandemia, e a concepção dos trabalhos selecionados pela curadoria. “Dessa forma, a exposição proporciona ao usuário uma experiência completa do conteúdo da Mostra”, pontua Chiara Paim.


Com curadoria de Ana Carolina Ralstone co-curadoria doThe Covid Art Museum (CAM)- museu digital criado no início da pandemia. A galeria pode ser acessada através da plataforma www.mostramuseu.com e conta com obras criadas a partir de técnicas mistas, como animação, colagem, desenho, vídeo, ready-made, foto performance, instalação, pintura e gravura, entre outros. Além do Brasil, também há artistas selecionados de países como Alemanha, Bolívia, China, Cuba, Egito, EUA, França, Grécia, Honduras, Índia, Romênia, Ucrânia e Venezuela.


O eixo de música tem curadoria do jornalista, diretor e roteirista Pedro Henrique França e reúne criações de cerca de 20 nomes da música brasileira contemporânea.


Serviço

Mostra Museu: Arte na Quarentena

Plataforma: https://www.mostramuseu.com.br I @mostramuseu


Principais endereços dos painéis digitais e estáticos:

Av Brig Faria Lima, 940 x R Teodoro Sampaio - Metrô Faria Lima (painel estático )

R Bela Cintra, 967 X R Luis Coelho– em frente ao colégio São Luis (painel estático)

Av. Paulista, 1374 - Metrô Trianon Masp (painel digital)

Av. Paulista, 500 - Metrô Brigadeiro (painel digital)

Av. Tiradentes, 615 – Fatec (painel estático)

Av. Ipiranga, 102 x Rua da Consolação (painel estático)

Rua da Mooca, 1839 (painel estático)

Av. Cruzeiro do Sul, 1801, Metrô Tietê – Portuguesa (painel estático)

Exibição nas estações do Metrô nos painéis digitais das linhas Azul, Verde e Vermelha

Estações do Metrô: Ana Rosa, Barra Funda, Bras, Brigadeiro, Consolação, Luz, Paraíso, República, Santa Cruz, Sé, Tatuapé, Trianon, Itaquera, Jabaquara e São Bento.


bottom of page