Messi recebe a Bola de Ouro pela sétima vez
top of page
Buscar

Messi recebe a Bola de Ouro pela sétima vez

Por Roberto Maia


O craque argentino levou mais uma Bola de Ouro para a sua galeria de troféus. A sétima, o que lhe alça ao posto de maior ganhador da premiação organizada pela revista France Football, que consagra anualmente o melhor jogador do mundo. A pomposa cerimônia de premiação foi realizada no Théâtre du Châtelet, em Paris.


Este ano as apostas apontavam o atacante polonês Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, como o favorito à Bola de Ouro. Mas ele ficou na segunda colocação, enquanto o terceiro foi o ítalo-brasileiro Jorginho, do Chelsea.

Com a esposa Antonela Roccuzzo, o craque argentino exibe a sua sétima Bola de Ouro. (Foto: Reprodução Instagram @antonelaroccuzzo)

“Não sei se esse recorde será quebrado um dia. Mas sempre tem alguém para melhorar os registros, eles são feitos para isso, aliás. Em todo caso, acho que ter obtido sete Bolas de Ouro é algo impressionante”, disse Messi em entrevista coletiva.


Messi acredita que a conquista da CONMEBOL Copa América foi decisiva para sua escolha ao prêmio. “Esse ano eu consegui o sonho que eu tanto queria, depois de ter tropeçado tantas vezes, escorregado na hora H. Muito desse prêmio vem do que fizemos na Copa América. E quero dividir esse prêmio com meus colegas de seleção argentina”, afirmou.


O camisa 30 do Paris Saint-Germain também ressaltou que Lewandowski deveria ter sido premiado em 2020, ano em que a France Football cancelou a Bola de Ouro por causa da pandemia do Covid-19. "Robert, você ganhou no ano passado merecidamente. Espero que a France Football possa outorgar o prêmio a você. Porque você foi o ganhador e merece levar esse troféu para casa", comentou.


Este ano, 30 jogadores foram indicados previamente pela revista francesa e a votação contou com 180 jornalistas internacionais. Além dos três primeiros colocados, o Top 10 do Bola de Ouro teve ainda Karin Benzema (Real Madrid), N'Golo Kanté (Chelsea), Cristiano Ronaldo (Manchester United), Mohamed Salah (Liverpool), Kevin De Bruyne (Manchester City), Mbappé (PSG) e Gianluigi Donnarumma (PSG). O brasileiro Neymar (PSG) ficou na 16ª colocação.

Lionel Messi credita a conquista da Copa América como decisiva para sua escolha ao prêmio Bola de Ouro. (Foto: Reprodução vídeo L'Equipe)

Messi conquistou a Bola de Ouro em 2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019 e 2021. Na segunda colocação está o português Cristiano Ronaldo, que venceu em 2008, 2013, 2014, 2016 e 2017. Com três troféus estão Johan Cruijff (1971, 1973 e 1974), Michel Platini (1983, 1984 e 1985) e Marco van Basten (1988, 1989 e 1992).


Também foram premiados na cerimônia do Bola de Ouro, a jogadora Alexia Putellas, meio-campista da seleção da Espanha e que defende o Barcelona; o goleiro Donnarumma do PSG; e Pedri, meio-campista do Barcelona, o melhor jogador sub-21 da temporada, que recebeu o Troféu Kopa.


No próximo dia 17 de janeiro, será a vez da FIFA realizar a cerimônia "The Best", que também premiará os melhores da temporada de 2021.



Roberto Maia é jornalista e cronista esportivo. Iniciou a carreira como repórter esportivo, mas também dedica-se a editoria de turismo, com passagens por jornais como MetroNews, Folha de São Paulo, O Dia, dentre outros. Atualmente é editor da revista Qual Viagem e portal Travelpedia.


bottom of page