Memorial da América Latina recebe obra da artista Maria Bonomi
top of page
Buscar

Memorial da América Latina recebe obra da artista Maria Bonomi

Réquiem em homenagem às vítimas da Covid-19 será inaugurado dia 27 de outubro


O Memorial da América Latina foi o local escolhido para a instalação da obra Réquiem para os tombados pela Covid 19 na América Latina, da artista Maria Bonomi, em homenagem às vítimas da Covid, nos países latino-americanos. A instalação da obra será dia 27 de outubro, às 15h.

A ideia da intervenção artística surgiu de uma conversa entre a artista, o presidente do Memorial, Jorge Damião e Helena Peres Oliveira, produtora da obra "Etnias", também de Maria Bonomi. "Registrar o sofrimento que a América Latina e o mundo estão vivendo em função da Covid-19 é fundamental", afirma Bonomi.


O trabalho, em forma de triângulo, com duas mãos postas em oração, contêm em suas superfícies 23 mapas vazados dos países: Antilhas Holandesas, Argentina, Aruba, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Haiti (convidado), México, Nicaragua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela.


A obra, com dimensões aproximadas de 4,75m de base, 4,80m de altura e 2,4m de largura, representa a cicatriz e dor das famílias que perderam seus entes queridos para a Covid.


A autoria da obra é do Atelier Maria Bonomi, arquitetura de Rodrigo Velasco e realização de Diran Garabed Topalian e contou com o apoio do Governo do Estado de São Paulo.


"A escolha do Memorial para a instalação da obra se deve a necessidade da instituição sinalizar também as questões da contemporaneidade, como a pandemia da Covid-19, uma vez que o painel Etnias aborda o passado dos indígenas e o aculturamento que esta população sofreu e ainda sofre ao longo do processo de colonização brasileiro", conclui Bonomi.


A instalação "Etnias – Do Primeiro e Sempre Brasil" está localizada na passagem de nível que liga o metrô ao conjunto arquitetônico. Nesse corredor, espelhos em toda a extensão das duas paredes e a iluminação cenográfica emolduram painéis e totens que recontam de forma estilizada a história do índio brasileiro. Nas escadas, estão gravados nomes de índios de diversas etnias.


Imagens: Acervo/Memorial da América Latina.


Serviço: Réquiem em homenagem às vítimas da Covid-19 Dia 27 de outubro, às 15h Em frente ao auditório Simón Bolívar

bottom of page