Linha 2023 do NX 350h traz mais itens de conforto e tecnologia
top of page
Buscar

Linha 2023 do NX 350h traz mais itens de conforto e tecnologia

Por Vito Zanella


A Lexus Brasil anunciou a chegada da linha 2023 do NX 350h ao mercado nacional. O utilitário esportivo premium da marca ficou mais seguro e recebeu novos itens de conforto e tecnologia. O SUV já está disponível com preços a partir de R$ 364.790,00, versão Dynamic; R$ 400.290,00, Luxury; e R$ 437.090,00, F-Sport. Na nova linha, a versão F-Sport do NX 350h recebeu importantes atualizações, como a inclusão de uma nova iluminação ambiente disponível em 14 cores para o condutor harmonizar a cabine da forma que mais lhe agrade. Ainda na parte interna, o SUV ganhou um novo retrovisor digital, que auxilia o motorista, principalmente no período noturno, e proporciona mais segurança e comodidade. A versão topo de linha recebeu ainda o sistema de som Mark Levinson de 7.1 canais, com 23 caixas de som distribuídas por 16 locais em toda a cabine (incluindo dois alto-falantes de 40mm instalados no teto), que geram o equivalente a 2.400 watts de potência.


Com uma abordagem centrada nas necessidades dos consumidores, adicionada à preocupação com segurança como um dos principais pilares da marca, as versões Dynamic e Luxury passam a contar com novos sensores de estacionamento, antes presente apenas na configuração F-Sport que auxiliam o motorista, caso surja um veículo em algum ponto cego. Ao surgir um objeto em movimento, o freio é acionado automaticamente, para dar maior confiança ao condutor na hora de realizar manobras.


O NX 350h também segue a filosofia Lexus Driving Signature, o que garante ainda mais sofisticação ao modelo. Guiado pela esportividade, o SUV une dinamismo com tecnologia avançada e inovação. A grade frontal segue com efeito tridimensional, com inúmeros blocos em formato de “U”, que dão a sensação de robustez ao veículo. Como anunciado no lançamento da segunda geração, em 2022, ainda foram aplicadas mudanças para fortalecer a estrutura frontal, bem como para melhorar a eficiência do fluxo de ar e o desempenho de refrigeração do modelo.


O veículo também agrega um conjunto ótico, composto por faróis de neblina e faróis de LEDs com acendimento automático, ajuste automático de altura e lavador. O NX ainda conta com função DRL em formato de “L”, que comunica bem a identidade visual e remete ao logo da companhia. Na traseira, as lanternas invadem a tampa do porta-malas e oferecem melhor iluminação. O modelo ainda conta com aerofólio, para corroborar a esportividade do automóvel.


O NX 350h é equipado com a quarta geração do sistema Lexus Hybrid Drive, que combina um potente motor a combustão de quatro cilindros DOHC 16V, VVT-i com potência de 192 cv a 6.000 rpm e torque de 22 kgfm a 5.200 rpm, e dois elétricos, um traseiro, de 54 cv e torque de 12,1 kgfm, e outro, dianteiro, de 182 cv e torque de 27 kgfm. Juntos, os propulsores rendem 246 cv de potência total. O SUV de luxo ainda é equipado com transmissão Hybrid Transaxle otimizada, que proporciona acelerações mais lineares, reduz ou aumenta continuamente as marchas e pode gerar alto torque em baixas rotações, o que permite maior controle da condução sem desperdiçar energia. Tecnologia aliada à eficiência de combustível.

Interior sofisticado e tecnológico - Por dentro, a linha 2023 do utilitário esportivo é um convite ao luxo, conforto e sofisticação. O acabamento de couro reveste o volante e a manopla de transmissão, e partes de couro ecológico premium revestem portas, painel e console central, que obteve reposicionamento do câmbio automático, e porta-objetos, incluindo os comandos de condução. As versões Luxury e F-Sport seguem com carregador por indução para smartphones. De série em todas as versões, os assentos dianteiros dispõem de regulagem elétrica para oito posições, além de ajuste de lombar para o motorista. A versão F-sport ainda adiciona memória para três perfis. A versão Luxury ainda dispõe de teto solar com abertura elétrica. Já a versão topo de linha F-Sport é equipada com teto solar panorâmico.


O SUV ainda dispõe de um novo e intuitivo sistema multimídia Lexus, com áudio compatível com arquivos de alta resolução (WAV, Flac, Alac, OGG Vorbis), rádio AM/FM com Wi-Fi (P2P mode) e tela de LCD de 14 polegadas, nas versões Luxury e F-Sport, e de 9,8 polegadas, na Dynamic. Ambas as telas são sensíveis ao toque, com avançados recursos de infoentretenimento e conectividade via Bluetooth, com espelhamento de aplicativos como Google Maps, Waze, Spotify, Apple Music e WhatsApp, via sistemas Android e Apple, ou por meio de entradas USB.


Nas versões Luxury e F-Sport, o motorista tem à disposição o Head Up Display, que projeta informações de velocidade, navegação GPS, áudio e assistente de direção direto no para-brisa. O NX vem com ar-condicionado digital de duas zonas, digital integrado frio e quente, sensor de umidade e sistema S/Flow com função Concierge, que vincula o sistema de ar com ventilação e aquecimento dos bancos, de acordo com a temperatura programada pelo motorista ou passageiro. Por fim, o modelo é equipado com a tecnologia E-Latch, disponível em todas as versões. Essa função permite que as portas se abram suavemente, apenas com toque de um botão, tanto para entrar como para sair. Ao acionar o interruptor, o sistema realiza a abertura das portas por meio de motor elétrico.


Segurança - O NX 350h tem tecnologias de segurança ativa para auxiliar os condutores, por meio do sistema Lexus Safety System: Sistema de Saída de Faixa (LTA); Sistema de mudança de Faixa (LDA); Sistema de Colisão Frontal (Pre-Crash); Farol Alto Automático (AHS); Controle de Velocidade e Cruzeiro Adaptativo (DRCC). Outros recursos de segurança são: Alerta de Ponto Cego (BSM), presente nas versões Luxury e F-Sport; Rear Cross Traffic Alert, para as versões Luxury e F-Sport; Radar de verificação de perímetro (Safety Exit Assist – SEA), nas versões Luxury e F-Sport. No quesito segurança passiva, o NX 350h conta com oito airbags: um de assento, para o passageiro da frente; um de joelho, para o motorista; dois laterais (cortina); dois frontais; e dois laterais, para o motorista e passageiro dianteiro. Também conta com controle de tração e estabilidade e assistência de partida em subida. Completam o pacote: farol alto com sistema adaptativo de iluminação (AHS); luzes de iluminação lateral (Cornering Lamp); sensores de estacionamento inteligente (Intelligent Clearance Sonar – ICS) até 15 km/h; e Assistente Ativo em Curvas (Active Cornering Assist – ACA). O utilitário esportivo também vem de série com freios ABS ventilados nas quatro rodas e regenerativos na dianteira, com Freio Eletrônico – Distribuição de Força (EBD), sistema Isofix, além de câmera com guias dinâmicas nas versões Dynamic e Luxury. Já a versão F-Sport conta com câmera de visão 360° e sistema de autoestacionamento.


Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.

bottom of page