Liberou (quase) geral: veja para onde você já pode viajar!
top of page
Buscar

Liberou (quase) geral: veja para onde você já pode viajar!

Por Paulo Panayotis


São Paulo – SP / Sabe aquela vontade doida de voltar a viajar? De ir a um restaurante, tomar um expresso olhando para a torre Eiffel ou para o coliseu, em Roma? Ou morder um belo hambúrguer com fritas em Nova York? O sonho, por conta da vacinação em todo o mundo, pode estar prestes a virar uma gostosa realidade. Então, comece a pensar em arrumar as malas e veja, abaixo, para onde você, brasileiro totalmente vacinado, já pode ir! Mas não esqueça de sua máscara certo?

Torre Eifell, Paris: linda de qualquer ponto de vista!

França . No último sábado, dia 17, o governo francês reduziu e alterou várias regras para a entrada de passageiros de todo o mundo, incluindo o Brasil. Você já tomou as duas doses? Legal. Mas elas são validas na Europa? Algumas. Se tomou Pfizer, AstraZeneca, Moderna ou Janssen, faca as malas. Tomou Coronavac? Vai ter que esperar um pouco mais pois a Coronavac ainda está em análise pela Agência de Medicina Europeia (EMA). Devem liberar nas próximas semanas. Afinal, turista traz dinheiro e dinheiro não tem pátria, bandeira ou credo. Dinheiro é dinheiro certo?

Estação de esqui de Titlitz, nos Alpes Suíços.

Suíça. Está saudoso dos Alpes? Das vaquinhas pastando indolentes? Desde o final de junho, o país aceita turistas brasileiros totalmente vacinados. Inclui aí todas as vacinas aprovadas pela OMS, a Organização Mundial da Saúde. E neste caso, inclui a Coronavac. Não esqueça uma blusa de frio: embora seja verão por lá, costuma esfriar bem de noite nos Alpes.

Parque Hampstead Heath, Londres, Inglaterra, no outono

Inglaterra. No, sir, not yet! Não, amigo, ainda não! Apesar da queda brutal dos casos de Covid-19, a Inglaterra, que já liberou praticamente todas as medidas de restrição, ainda não permite que passageiros de diversos países da chamada “zona vermelha” entrem em seu território. Isso quer dizer que você não pode conhecer ou matar as saudades do Big Bem, ok? As autoridades britânicas nem cogitam, por enquanto, liberar a entrada para os turistas brasileiros. Dinheiro é dinheiro, certo? Certo, no entanto, eles têm de sobra por lá. Sorry!

Quebec, no Canadá: uma pintura!

Canadá. Até o fechamento deste texto, o Canadá prometia abrir as fronteiras para turistas nesta segunda-feira, 19 de julho. No entanto, isso não tinha ocorrido até esta terça-feira, dia 20. Por enquanto, brasileiros NÃO são aceitos. Segundo informações das autoridades, o país deverá aceitar as vacinas AstraZeneca, Covishield, Pfizer, Moderna e Janssen. CoronaVac, uma das aplicadas aqui no Brasil, por enquanto não deverá ser aceita. No entanto, fique atento, pois as informações mudam de um dia para o outro, ok? A previsão para a liberação dos brasileiros é sete de setembro.

Enseada Tidal, no rio Potomac, em Whashington, EUA

Estados Unidos. Comer um hambúrguer original na terra do Tio Sam ainda não é para nosso bico! Segundo as autoridades, turistas brasileiros não deverão ter permissão de entrar no país durante o ano de 2021. Apesar disso, a flexibilização está a caminho: jornalistas brasileiros, cientistas, estudantes e algumas outras profissões tem permissão de entrada mas precisam estar com o visto em dia. É o seu caso: good! Toca em frente. Não é o seu caso? Vai ter que mandar ver – mais – um hambúrguer nacional mesmo. Consolo: vais gastar bem menos para saborear um chesse salada com fritas!


foto 6 Jornalista Paulo Panayotis com colegas em Courchevel, na Suíça


Fotos: Paulo Panayotis / Adriana Reis - © O Que Vi Pelo Mundo



Paulo Panayotis é jornalista especialista em turismo, mergulhador e fundador do Portal OQVPM - O Que Vi Pelo Mundo. Mora na Europa, tem passaporte carimbado em mais de 50 países e viaja com patrocínio e apoio Avis, Travel Ace e Alitalia.

bottom of page