top of page
Buscar

Lexus apresenta no Brasil novo RX 500h

Por Vito Zanella


A Lexus do Brasil anunciou a chegada do novo RX 500h no País. O SUV híbrido que desembarca por aqui em sua quinta geração, exclusivamente na versão F-Sport, a mais potente da linha, foi totalmente renovado. O RX é um modelo flagship global no portfólio da Lexus, e é diferente de tudo o que a marca já produziu até hoje. A novidade chega ao Brasil em seis cores: branco Super Nova, azul Olimpio, prata Iridium, cinza Cromo, bronze e preto Grafite. Para o interior, estão disponíveis duas cores: “Preto F-Sport” e “Granada F-Sport”. O preço sugerido é de R$564.990,00.


O novo RX 500h F-Sport estreia no Brasil o novo sistema de tração DIRECT4 nas quatro rodas que entrega melhor dirigibilidade e respostas precisas durante aceleração e frenagem, além de mais estabilidade e conforto. Presente originalmente no modelo RZ, primeiro SUV elétrico da marca, apresentado globalmente no ano passado, esse controle preciso da tração funciona em conjunto com um sistema elétrico híbrido recém-desenvolvido para maximizar a aderência das rodas dianteiras e traseiras. Conta também com sistema DRS que faz a esterço das rodas traseiras, recurso que facilita manobras e dá mais estabilidade ao carro em curvas. Com a novidade, os motoristas dispõem de uma experiência de direção revigorante, direta e com muito torque.


Externamente, a grade frontal segue com efeito tridimensional, que dá a sensação de robustez ao veículo. O modelo também agrega um conjunto óptico composto por faróis de LEDs com acendimento automático, ajuste automático de altura e lavador. O novo RX 500h conta ainda com função DRL em formato de “L”, que comunica bem a identidade visual da marca, remetendo ao logo da companhia. Na traseira, as lanternas invadem a tampa do porta-malas e oferecem melhor iluminação. A assinatura Lexus também está presente centralizada na tampa do porta-malas. A coluna “C” do SUV tem, ainda, uma caída que torna o visual cupê, incorporando um efeito de esportividade.

Pautado pelo princípio de Omotenashi da marca, termo em japonês que significa hospitalidade, o novo Lexus RX 500h foi desenvolvido de dentro para fora, ou seja, todos os comandos se mantêm em posição ergonômica, a fim de garantir uma condução confortável e segura. O design interior baseia-se no conceito Tazuna, centrado no ser humano, com assentos que permitem uma ligação mais profunda e intuitiva entre o automóvel e o condutor para uma dirigibilidade emocionante, em uma cabine espaçosa e confortável para os passageiros. Além disso, o cockpit foi desenvolvido para maximizar o prazer de dirigir. O acabamento de couro reveste o volante e a manopla de transmissão. O painel e console central, que obteve reposicionamento do câmbio automático e porta-objetos, inclui itens de alumínio que deixam o visual ainda mais sofisticado e esportivo, como as pedaleiras também feitas deste material. Carregador por indução para smartphones também está presente na versão.


O Lexus RX 500h contém central multimídia com tela de 14” com avançados recursos de infoentretenimento e conectividade via Bluetooth, com espelhamento de aplicativos como Google Maps, Waze, Spotify, Apple Music e WhatsApp, via sistemas Android e Apple, ou por meio de entradas USB. O sistema ainda conta com recurso de controle por voz que permite ajustes por meio da frase "Olá Lexus". O RX vem com ar-condicionado digital de tripla zona, digital integrado frio e quente, sensor de umidade e sistema S/Flow com função Concierge, que vincula o sistema de ar com ventilação, de acordo com a temperatura programada pelo motorista ou passageiro, sendo três níveis de resfriamento com opção de regulagem automática.

O RX 500h é equipado com o potente propulsor a combustão turbo de 2,4 litros com quatro cilindros e dois motores elétricos, que somados entregam potência de 371 cv e torque de 46 kgfm. O SUV de luxo ainda é equipado com transmissão Hybrid Transaxle otimizada de seis marchas, que proporciona acelerações mais lineares, reduz ou aumenta as marchas e pode gerar alto torque em baixas rotações, o que permite maior controle da condução sem desperdiçar energia.


No quesito segurança passiva, o RX 500h conta com sete airbags, sendo um de joelho, para o motorista; dois laterais (cortina); dois frontais; e dois laterais, para o motorista e o passageiro dianteiro. Além disso, tem tecnologias de segurança ativa para auxiliar os condutores, por meio do mais sistema Lexus Safety System 3.0: Sistema de Saída de Faixa (LTA); Sistema de Mudança de Faixa (LDA); Sistema de Colisão Frontal (Pre-Crash); Farol Alto Adaptativo (AHS); Controle de Velocidade e Cruzeiro Adaptativo (DRCC). Outros recursos de segurança são: Alerta de Ponto Cego (BSM); Suporte a frenagem de estacionamento; Radar de verificação de perímetro (Safety Exit Assist – SEA), além de controle de tração e estabilidade e assistência de partida em subida. Completam o pacote: luzes de iluminação lateral (cornering lamp), sensores de estacionamento inteligente (Intelligent Clearance Sonar - ICS) até 15 km/h e Assistente Ativo em Curvas (Active Cornering Assist - ACA). O utilitário esportivo também vem de série com freios ABS ventilados nas quatro rodas e regenerativos na dianteira, com Freio Eletrônico -- Distribuição de Força (EBD), sistema Isofix, conta com câmera de visão 360° e sistema de auto estacionamento.


Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.

コメント


bottom of page