Por Vito Zanella

A Lexus continua sua missão de unir luxo, tecnologia e eletrificação com a chegada do RX 450h+, o primeiro híbrido plug-in da marca no Brasil. O novo SUV da Lexus chega como a versão topo de linha da recém-lançada quinta geração do Lexus RX, com preço sugerido de R$ 609.990,00. O modelo traz conjunto mecânico composto por um propulsor a combustão de 2.5 litros de quatro cilindros associado a dois motores elétricos – um para o eixo dianteiro e outro para o traseiro – com bateria de íons de lítio de 18,1 kWh oferece autonomia de até 56 km no modo totalmente elétrico. E faz 13,9 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada no modo híbrido, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro. Já no modo elétrico, a novidade faz 36,1 “km/l e” na cidade e 30,2 “km/l e” na estrada. Com uma potência combinada de 308 cv e 23,6 kgfm de torque, o RX 450h+ vai de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos. O SUV híbrido plug-in oferece de série um carregador portátil e uma wallbox da WEG capaz de recarregar a bateria completamente em 2h45min.

O RX 450h+ traz um conjunto óptico composto por faróis de LEDs com acendimento e ajuste automáticos, além de altura personalizável e lavador. Os faróis têm função DRL em formato de “L”, que reproduzem a identidade visual da marca, remetendo ao logo da Lexus. As molduras cromadas dos vidros laterais destacam a silhueta atlética da carroceria e ampliam a sensação de baixo centro de gravidade. O modelo também traz rodas de liga leve de 21 polegadas com acabamento diamantado e lanternas que se estendem para tampa do porta-malas, que oferece abertura e fechamento com a função hands-free.

O design interior baseia-se no conceito Tazuna, centrado no ser humano, com assentos que permitem uma ligação mais profunda e intuitiva entre o automóvel e o condutor para uma melhor dirigibilidade. Os bancos têm sistema de ventilação e aquecimento nas duas fileiras, enquanto motorista e passageiro têm até 14 ajustes elétricos e dez memórias de posição, além de volante com acabamento de couro e madeira. A iluminação ambiente é temática e estão disponíveis seis portas USB-C, bem como uma tomada CA padrão de 120 V. Para completar, o teto panorâmico de vidro proporciona uma experiência mais expansiva para todos, enquanto as persianas retráteis em ambas as portas traseiras oferecem mais privacidade aos ocupantes.

A central multimídia com tela de 14” pode ser controlada pela voz, por meio da frase “Olá, Lexus”, oferecendo conectividade sem fio para os sistemas Android Auto e Apple CarPlay, bem como sistema de som com assinatura da Mark Levinson com 21 alto-falantes. O modelo traz ar-condicionado automático e digital de tripla zona com sensor de umidade e sistema S/Flow com função Concierge, que vincula o sistema de ar com ventilação de acordo com a temperatura programada pelo motorista ou passageiro, sendo três níveis de resfriamento com opção de regulagem automática.


Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.
Comments