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Land Rover apresenta novo Defender 130 oito lugares

Por Vito Zanella


A Land Rover anuncia a chegada do novo Defender 130, o veículo mais capaz, sofisticado e espaçoso já criado pela marca. Entre os destaques da nova versão está a opção para até oito adultos em três fileiras de assentos em tamanho real. O modelo também apresenta uma série de novidades em seu design exterior e a introdução de novas tecnologias no interior do veículo. Disponível inicialmente na versão “X”, o mais novo integrante da família Defender chega equipado com motorização Diesel D300 MHEV 3.0L de 6 cilindros em linha, com 300 cv e 650 Nm de torque.


O Defender 130 traz design moderno e luxuoso, complementado por uma nova e exclusiva paleta de cores. Entre os destaques, está a opção em vermelho Sedona, que confere ao veículo um visual robusto e dinâmico. O belíssimo exterior também exibe o lindo capô contrastante na cor preta na versão “X”, com acabamentos em preto high-gloss. No interior, o veículo oferece uma série de soluções de conveniência aos ocupantes, com atenção especial para cada passageiro. Ele chega em sua nova geração com as mais recentes tecnologias conectadas e um inovador sistema de chassi – incluindo uma nova tela sensível ao toque Pivi Pro de 11,4 polegadas, suspensão a ar eletrônica e purificação de ar da cabine pelo sistema Cabin Air Purification Plus – entregando versatilidade e máximo conforto para excursões off-road.


Entre os equipamentos de série, destacam-se suspensão a ar, Terrain Response 2 configurável, faróis matrix LED, rodas aro 20 (com opção de rodas aro 22) e pneus off-road all-terrain, que garantem maior aderência ao veículo em terrenos escorregadios. Entre as tecnologias exclusivas de assistência ao motorista, destacam-se o retrovisor com sistema Clearsight Mirror, sensor de profundidade e a função capô transparente, que entrega ao motorista uma vista impressionante da parte de baixo do veículo através de uma câmera que transmite a filmagem em tempo real em uma belíssima tela de 11,4 polegadas de alta definição. Entre os diferenciais de conforto, o Defender 130 oferece o sistema premium de luzes da cabine, que dá a possibilidade de ampla personalização ao veículo, aliado ao avançado sistema de som premium Meridian Surround, já conhecido da linha Land Rover. Carregador de celular por indução, console central com refrigeração e controle de cruzeiro adaptativo completam o pacote de equipamentos.

Para entregar a melhor performance de todos os tempos na linha Defender, o 130 foi equipado com a poderosa e eficiente motorização diesel D300 MHEV 3.0L de seis cilindros em linha, que fornece 300 cv e 650 Nm de torque. O motor MHEV combina um motor de 300 cv com um alternador que também tem a capacidade de funcionar como motor elétrico. O alternador usa a rotação do motor para gerar corrente elétrica e recupera energia quando o carro desacelera, carregando uma bateria de lítio de 48 volts instalada no veículo. Ao operar como um motor elétrico, ele utiliza essa energia da bateria para dar partida no motor pelo start/stop e fornece a assistência de torque necessária para reduzir o consumo de combustível e a emissão de CO2. Mesmo sendo um mais veículo longo, o Defender 130 chega de 0-100 km/h em 7,5 segundos.


Toda a linha Defender 130 é equipada de série com o sistema Intelligent All-Wheel Drive (iAWD) da Land Rover e transmissão automática ZF de oito velocidades. A tecnologia iAWD gerencia de forma eficiente e eficaz o powertrain e a distribuição de energia entre os eixos dianteiro e traseiro, otimizando a eficiência na estrada e a capacidade em todo terreno, conforme necessário. O veículo também é equipado com suspensão eletrônica a ar com Adaptive Dynamics e o avançado sistema Terrain Response 2 da Land Rover, para uma capacidade incomparável em qualquer terreno. Com 5.358 mm de comprimento, 2.088 mm de largura (com espelhos de porta dobrados), distância entre eixos de 3.022 m e carga máxima de até 750 kg (8 lugares) e 800 kg (5 lugares), o Defender 130 oferece ainda capacidade de reboque para até 3,000 kg, com engate ajustado com o sistema de suspensão eletrônica a ar – controlada através de um painel interruptor dentro da tampa traseira.



Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.

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