John Lennon é homenageado pelo MIS nesta sexta-feira
top of page
Buscar

John Lennon é homenageado pelo MIS nesta sexta-feira

Artista, que completaria 80 anos no dia 9 de outubro, é celebrado com um bate-papo ao vivo que aborda sua carreira e a exposição ‘John Lennon em Nova York por Bob Gruen’

O MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – preparou uma programação especial para esta semana. No dia 9 de outubro, John Lennon completaria 80 anos e, para marcar a data, o Museu realiza uma live especial que aborda sua carreira, com destaque para a produção do artista nos 10 anos em que viveu em Nova York, e a exposição John Lennon em Nova York por Bob Gruen. A conversa ao vivo acontece no canal do YouTube do MIS, às 19h, e conta com a participação do jornalista e curador da exposição Ricardo Alexandre, da jornalista Lorena Calabria e de Marco Antonio Mallagoli, presidente do fã-clube Revolution. O bate-papo integra a programação do #MISemCASA, campanha virtual com conteúdo inédito no canal do Museu da Imagem e do Som no YouTube. Por meio de uma curadoria inédita para o Brasil, assinada pelo jornalista Ricardo Alexandre, John Lennon em Nova York por Bob Gruen traz fotografias feitas por Bob Gruen, um dos maiores fotógrafos da cena rock'n'roll, e que documentou a vida de John Lennon no período em que ele morou na cidade de Nova York. As imagens de Gruen exploram não apenas a relação de John Lennon com Yoko Ono durante os anos 1970, mas também suas diferentes facetas: pai, ex-Beatles e rock star no auge da fama. Além dos excessos, dos shows e das festas, as fotografias apresentam seus momentos de intimidade e lançam um olhar aprofundado sobre a pessoa por trás da imagem de ídolo internacional.

A exposição, inaugurada  em março, ficou três dias em cartaz devido à pandemia, e retorna assim que o Museu reabrir.

Sobre os participantes

Ricardo Alexandre é jornalista com mais de vinte anos de experiência nos maiores grupos de comunicação do país. Também é conhecido por seus livros, documentários, artigos, palestras e por sua atuação no rádio e em vídeo. Colaborou com veículos como Bizz,  Superinteressante, Época, Carta Capital, Vida Simples, Revista MTV, Multishow e muitos outros. É autor dos livros Dias de luta: o rock e o Brasil dos anos 80 (2002), Nem vem que não tem: a vida e o veneno de Wilson Simonal (2009), Cheguei bem a tempo de ver o palco desabar (1993-2008) (2013) e Tudo é música, nem tudo é música, (2018).  O livro sobre  Wilson Simonal venceu o prêmio Jabuti como a melhor biografia de 2010.

Lorena Calabria  é jornalista e apresentadora de TV. Entre seus inúmeros trabalhos foi roteirista e repórter do musical Som Maior (na extinta Rede Manchete),  apresentadora do Clip Clip (programa de videoclipes da Rede Globo) E repórter e redatora da revista Bizz. Lorena também foi uma das primeiras apresentadoras da MTV Brasil, onde comandou o Cine MTV e por sete anos apresentou o programa Metrópolis, da TV Cultura. Atualmente apresenta o programa Cine Conhecimento, no Canal Futura.

Marco Antonio Mallagoli é presidente do fã-clube Revolution, que existe desde 1979 e conta com 15 mil filiados, e músico de uma banda cover homônima. Entre as diversas histórias sobre o quarteto de Liverpool, Mallagoli tem no currículo um encontro com Lennon em Nova York. “O segundo Beatle que encontrei foi o John. Estive na cidade diversas vezes e, como passava boa parte do tempo na frente do edifício Dakota, nos desencontramos algumas vezes. No entanto foi no dia 10 de outubro de 1980 que finalmente pudemos conversar por aproximadamente quinze minutos, e além de pegar um autógrafo pude deixar meu cartão, o que me rendeu o disco de ouro da música She Loves You”, relata.

S e r v i ç o John Lennon 80 anos – Música e seus dias em Nova York Data 9 de outubro (sexta-feira) Horário às 19h (ao vivo) Onde canal do Youtube do MIS

bottom of page