Japan House São Paulo destaca a cultura do ramen e de suas tigelas em nova exposição
top of page
Buscar

Japan House São Paulo destaca a cultura do ramen e de suas tigelas em nova exposição

Exposição traz peças produzidas em Mino/Japão decoradas por diversos artistas

O ramen é um prato que vem ganhando cada vez mais espaço em São Paulo. A iguaria que combina macarrão, dashi, tarê, cobertura e gordura, possibilita a criação de inúmeras receitas com sabores e estilos distintos. A Japan House São Paulo apresenta uma exposição inédita no Brasil dedicada às tigelas usadas para saborear essa iguaria: os ramen donburi.


Localizada no térreo da instituição, a mostra “A Arte do Ramen Donburi” ressalta o importante papel das

tigelas de cerâmica dentro da criação e composição das diversas receitas de ramen. A maioria dos ramen donburi tem tamanho, matéria-prima e formato padronizados, sendo que aproximadamente 90% são produzidas na região de Tono, sudoeste de Mino, província de Gifu, no Japão. A exposição apresenta uma abordagem nipônica do design, que valoriza a beleza dos objetos cotidianos e eleva o donburi, uma peça utilitária, à categoria de arte.


O público pode apreciar 30 tigelas e suas colheres (renge) transformadas em verdadeiras obras de arte pelas mãos de 30 criadores, como artistas plásticos, designers e arquitetos. Cada um traz referências, experiências e histórias curiosas sobre sua relação com esse prato tão famoso. Destaque para o trabalho do pioneiro multiartista pop, designer gráfico e ilustrador Keiichi Tanaami, com um peculiar donburi decorado com uma aranha. Já Taku Satoh, designer gráfico e curador desta exposição, homenageia grafismos tradicionais como o “padrão do trovão”, o dragão e a fênix.

Para aprofundar ainda mais nesse universo, a Japan House São Paulo concebeu especialmente para a exposição uma série de atividades paralelas como palestras e oficinas para toda família. Destaque para duas

iniciativas gastronômicas: o Ramen Matsuri, no dia 26 de outubro; e as Noites de Ramen JHSP, a partir de 22 de novembro, que contarão com a participação de alguns dos principais representantes de ramen na capital

paulista.


Duas curiosidades:


1- Lámen é como o prato - considerado um fast food - é conhecido na China e Ramen, no Japão.


2 - Na exposição, encontramos as tradicionais cortinas presentes em restaurantes japoneses. Batizadas de Noren, elas são penduradas na entrada de um comércio, indicando que a loja está pronta para atender o público. Popularmente acredita-se que a Noren evite que “maus espíritos” que eventualmente parasitem clientes entrem no estabelecimento, “varrendo-os” da cabeça das pessoas ao passar pela cortina.

Exposição “A Arte do Ramen Donburi” Até 5 de fevereiro de 2023 Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52 (térreo) - São Paulo, SP Terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h. Gratuito.

Reserva antecipada (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/ A exposição conta com recursos de acessibilidade (Libras, audiodescrição, elementos táteis).

bottom of page