Itaú Cultural homenageia o ator Lima Duarte em sua 50ª ocupação
top of page
Buscar

Itaú Cultural homenageia o ator Lima Duarte em sua 50ª ocupação

A exposição vai até 10 de janeiro e pode ser conferida online

É impossível falar da história da televisão brasileira sem mencionar o talento e a importância do ator Lima Duarte, que esteve presente até na inauguração da primeira emissora do país, a antiga TV Tupi, há 70 anos! E esse artista acaba de ganhar uma bela homenagem do Itaú Cultural (SP) na “Ocupação Lima Duarte”.


A mostra é grátis e pode ser conferida entre 18 de novembro e 10 de janeiro de 2021, com visitação de terça a sexta-feira, das 13h às 19h; e aos sábados e domingos, das 10h às 16h. O agendamento obrigatório é feito nesse site e a agenda abre sempre às segundas-feiras, a partir das 9h. Quem preferir, pode contemplar a exposição por meio de um hotsite do Itaú Cultural (com material que complementa a exposição) ou por uma live conduzida por um educador da mostra diretamente do espaço físico.


Com cerca de 130 fotografias e muitos materiais em vídeo, a mostra passa por diversos momentos da vida e da carreira de Lima Duarte e, durante esse percurso, é possível até acompanhar a evolução do rádio, do teatro, da televisão, do cinema e da internet. A curadoria é assinada pelos jornalista Amilton Pinheiro e pelos núcleos de Artes Cênicas e da Enciclopédia do Itaú Cultural.


Organizada como uma espécie de dramaturgia, intitulada de “Amarra o teu Arado a uma Estrela”, a ocupação é dividida em seis núcleos temáticos que apresentam diferentes aspectos ou momentos na trajetória de Lima Duarte por meio de telas. Um dos destaques da estação é uma holografia feita exclusivamente para a ocupação, na qual Duarte lê um trecho do texto “O Ator”, escrito pelo poeta e dramaturgo Chico de Assis (1933-2015) em sua homenagem.


A visita começa no núcleo “Estação Desemboque”, onde o público conhece um pouquinho mais sobre a origem do ator, que nasceu no município de Nossa Senhora da Purificação do Desemboque, no interior de Minas Geris, em 29 de março de 1930 e foi registrado como Ariclenes Venâncio Martins.


Já a seção “Estação Acontecência”, que conta sobre a fase em que o ator chegou a São Paulo aos 16 anos, vindo de carona com um caminhão que transportava manga. O núcleo também trata dos primeiros trabalhos do jovem na rádio Tupi Difusora, ligando as grandes válvulas que existiam na época para levar ao ar os programas matutinos de música caipira. O espaço ainda mostra a carreira de Lima como sonoplasta, ator em radionovela, radialista, dublador de desenhos animados da Hanna-Barbera, diretor de novela, apresentador e ator na televisão, no teatro e no cinema.


A carreira no cinema e no teatro é o tema da passagem “Querer Liberdade”, que conta um pouquinho sobre como Lima construiu seus personagens icônicos nessas áreas. Ao longo dos mais de 70 anos de carreira, ele fez mais de 40 filmes, entre curtas, longas-metragens e filmes-episódios.


Como todos os centros culturais que reabriram na fase verde da quarentena, o Itaú Cultural adota uma série de medidas para garantir a sua segurança. Todos devem usar máscara e seguir a sinalização indicada no chão. O espaço está equipado com tapetes sanitizantes na entrada e disponibiliza álcool em gel em vários locais. Sua temperatura será aferida logo na entrada e não são permitidos visitantes com febre e sintomas de gripe.


Ocupação Lima Duarte

Itaú Cultural (Av. Paulista, 149)

Até 10 de janeiro

Terça a sexta 13h às 19h

Sábado, domingo e feriado 10h às 16h

Reservas obrigatórias no site Sympla

bottom of page