Istituto Italiano di Cultura lança portal em homenagem aos 700 anos de Dante Alighieri
top of page
Buscar

Istituto Italiano di Cultura lança portal em homenagem aos 700 anos de Dante Alighieri

O ano de 2021 recorda os 700 anos da morte de Dante Alighieri e, no mundo inteiro, as homenagens ao poeta tomam a forma de leituras, encenações, música, vídeos, exposições, seminários e encontros sobre a sua obra.

“O amor que move o sol e as outras estrelas” é o verso que encerra o último canto da terceira parte de sua obra-prima, A Divina Comédia, referência ímpar e primordial não só da língua italiana, mas de toda a história da poesia mundial.


O site O Amor que Move o Mundo é uma plataforma criada pelo Istituto Italiano di Cultura, localizado em Higienópolis, junto com o Consolato Generale d’Italia a San Paolo para a divulgação de eventos e criações artísticas conectadas pelo tema que moveu e inspirou não só sua existência, assim como a maior parte de suas poesias: o Amor.


Movido pelo amor por Beatriz, sua musa inspiradora, em sua Divina Comédia Dante percorre um mundo situado no além, percorrendo, em uma longa viagem que se inicia com a travessia de uma selva escura, o Inferno, o Purgatório e chegando ao Paraíso.


Nossa ideia se inspira nessa longa viagem movida pelo amor, nos encontros e reflexões que cabem em um longo percurso e se propõe a traçar paralelos entre a profunda carga poética original e as epifanias da vida cotidiana.


O site trará novidades ao longo do ano inteiro. Com conteúdos que contextualizam histórica, poética e esteticamente a pertinência de retornar e aprofundar a leitura da poesia de Dante, seu poder simbólico, sua potência filosófica e imagética, fazemos uma homenagem à palavra e ao sentido ontológico da viagem, da travessia, dos corajosos cruzamentos de fronteiras, enfrentamentos de medos e a certeza neste eterno mote, que nos move: o amor.


Acompanhem a programação por aqui: danteopoeta.art.br

bottom of page