Isolamento social: Capital registrou 50% no último domingo (20)
top of page
Buscar

Isolamento social: Capital registrou 50% no último domingo (20)

Autoridades de saúde pedem para que pessoas do grupo de risco continuem em suas casas


(Divulgação)

O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP), do Governo de São Paulo, apontou que a cidade de São Paulo manteve o índice de 50% de isolamento social no último domingo (20). O isolamento social aliado ao uso de máscaras e a higiene constante das mãos ainda são as principais recomendações para conter a disseminação do coronavírus. “Como sempre, peço à população que, por favor, não saia de casa sem usar máscara. Faça o distanciamento social de 1,5 m. para outras pessoas, use álcool em gel com constância e, se puder, lave as mãos com frequência. Cuidado com a sua saúde e com a saúde dos seus amigos e familiares”, disse o governador João Doria.


Mesmo com a reabertura gradual da economia, a cidade de São Paulo segue monitorando internações, casos, óbitos, o isolamento social e a ocupação de leitos. Especialistas do Centro de Contingência do coronavírus ressaltam que a exigência do isolamento social continua, sobretudo para as pessoas de grupos de risco (como maiores de 60 anos, portadores de doenças cardíacas e/ou crônicas e pacientes imunodeprimidos ou em tratamento oncológico).


De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram registrados 320.961 casos confirmados e 13.322 óbitos pela doença na capital. Outros 387.275 casos e 5.743 óbitos estão em investigação.


“Estamos com a menor taxa de ocupação nas Unidades de Terapia Intensiva deste o início do Plano São Paulo, com 47,7% no Estado e 47% na Grande São Paulo. São índices similares aos observados no mês de maio, mas ainda não podemos esquecer que estamos em quarentena. A vigilância quanto as regras sanitárias devem ser mantidas. Não podemos afrouxar, evitar as aglomerações e respeitar o distanciamento pessoal. Estamos atentos aos índices da saúde, monitorando todos os dias”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn.


SIMI-SP

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.


O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no Estado. As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.

bottom of page