Isolamento social: Capital registrou 49% no último domingo (4)
top of page
Buscar

Isolamento social: Capital registrou 49% no último domingo (4)

Autoridades de saúde pedem para que pessoas do grupo de risco continuem em suas casas


O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP), do Governo de São Paulo, apontou que a cidade de São Paulo manteve o índice de 49% de isolamento social no último domingo (4). O isolamento social aliado ao uso de máscaras e a higiene constante das mãos ainda são as principais recomendações para conter a disseminação do coronavírus.


“Estamos iniciando mais uma semana epidemiológica. É a oportunidade de reconhecer o esforço dos profissionais da Saúde, dos trabalhadores, da imprensa, dos empresários e da população, que tem seguido os protocolos recomendados pelo Plano São Paulo. Salvar vidas e diminuir o contágio, ao mesmo tempo que retomamos as atividades econômicas. Mesmo com todos esses cuidados chegamos neste final de semana ao triste número de 36 mil pessoas [no Estado de São Paulo]. A todos os que perderam parentes, amigos e vizinhos a nossa plena solidariedade”, disse o governador João Doria.


Mesmo com a reabertura gradual da economia, a cidade de São Paulo segue monitorando internações, casos, óbitos, o isolamento social e a ocupação de leitos. Especialistas do Centro de Contingência do coronavírus ressaltam que a exigência do isolamento social continua, sobretudo para as pessoas de grupos de risco (como maiores de 60 anos, portadores de doenças cardíacas e/ou crônicas e pacientes imunodeprimidos ou em tratamento oncológico).


“Ainda estamos no meio do caminho. Não podemos nos cansar, pois ainda estamos em quarentena. Temos que estar atentos e vigilantes às normas sanitárias”, disse o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn.


De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram registrados 337.073 casos confirmados e 13.743 óbitos pela doença na capital. Outros 419.274 casos e 5.835 óbitos estão em investigação.


“Se não tivéssemos feito aqui as quarentenas, se não tivéssemos um sistema público e particular adequado de saúde, estaríamos hoje contabilizando mais de 900 mil mortes no estado de São Paulo”, concluiu o governador.

SIMI-SP


A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.


O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no Estado. As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.

bottom of page