Isolamento social: Capital registrou 41% na última segunda-feira (19)
top of page
Buscar

Isolamento social: Capital registrou 41% na última segunda-feira (19)

A cidade continua em quarentena. Novo coronavírus é um inimigo invisível, que ainda está presente


O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP), do Governo de São Paulo, apontou que a cidade de São Paulo registrou o índice de 41% de isolamento social na última segunda-feira (19). Mesmo com a evolução de toda a região metropolitana para a fase verde, a cidade de São Paulo ainda não está no seu estado normal e continua em quarentena.

“Nós ainda estamos em quarentena. Com 76% da nossa população no faseamento verde do Plano São Paulo, estamos mantendo bons índices na saúde, mesmo com a ampliação de serviços e horários de atendimento. São Paulo teve queda nos índices de óbitos, de internação e também do número de casos”, disse o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn.


O novo coronavírus é um inimigo invisível, que ainda está presente. Não é hora de baixar a guarda, mas sim retomar os cuidados com os protocolos de higiene e segurança. Se puder, fique em casa, mas se sair, use máscara cobrindo o nariz e a boca (mesmo nos dias mais quentes), limpe as mãos com frequência, mantenha o distanciamento social e evite aglomerações. Essas são as medidas essenciais para o controle da doença.


Especialistas do Centro de Contingência do coronavírus ressaltam que a exigência do isolamento social continua, sobretudo para as pessoas de grupos de risco (como maiores de 60 anos, portadores de doenças cardíacas e/ou crônicas e pacientes imunodeprimidos ou em tratamento oncológico).


De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram registrados 350.711 casos confirmados e 14.245 óbitos pela doença na capital. Outros 453.512 casos e 5.862 óbitos estão em investigação.


SIMI-SP

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no Estado. As informações são aglutinadas e anonimizadas, sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento também servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.

bottom of page