Isolamento social: Capital registrou 40% na última terça-feira (17)
top of page
Buscar

Isolamento social: Capital registrou 40% na última terça-feira (17)

A cidade continua em quarentena. Novo coronavírus é um inimigo invisível, que ainda está presente

Imagem: Rovena Rosa / Agência Brasil

O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP), do Governo de São Paulo, apontou que a cidade de São Paulo registrou o índice de 40% de isolamento social na última terça-feira (17). Mesmo com a evolução de toda a região metropolitana para a fase verde do Plano São Paulo, a cidade ainda não está no seu estado normal e continua em quarentena.


O novo coronavírus é um inimigo invisível, que ainda está presente. Não é hora de baixar a guarda, mas sim retomar os cuidados com os protocolos de higiene e segurança. Se puder, fique em casa, mas se sair, use máscara cobrindo o nariz e a boca (mesmo nos dias mais quentes), limpe as mãos com frequência, mantenha o distanciamento social e evite aglomerações. Essas são as medidas essenciais para o controle da doença.


Especialistas do Centro de Contingência do coronavírus ressaltam que a exigência do isolamento social continua, sobretudo para as pessoas de grupos de risco (como maiores de 60 anos, portadores de doenças cardíacas e/ou crônicas e pacientes imunodeprimidos ou em tratamento oncológico).


De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram registrados 385.216 casos confirmados e 14.780 óbitos pela doença na capital. Outros 544.032 casos e 5.961 óbitos estão em investigação.


SIMI-SP

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no Estado. As informações são aglutinadas e anonimizadas, sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento também servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.

bottom of page