Intrusos mostram a cara entre cinco primeiros colocados do Brasileirão
top of page
Buscar

Intrusos mostram a cara entre cinco primeiros colocados do Brasileirão

Por Roberto Maia


Com quase um terço do Campeonato Brasileiro da Série A transcorrido, chama a atenção o desempenho de três times que ocupam as cinco primeiras colocações. O Palmeiras, um dos candidatos ao título da temporada, é o líder com 25 pontos. Na sequência aparecem o Red Bull Bragantino (23), Atlético-MG (22), Fortaleza (21) e Athletico-PR (20). Entre esses quatro, o Galo mineiro também é um dos cotados para ser campeão.


Quero ressaltar a brilhante campanha até o momento do Red Bull Bragantino, Fortaleza e Athletico-PR. Se terão fôlego de manter o desempenho nas demais rodadas é difícil dizer. Até porque outros grandes do futebol brasileiro devem evoluir e ocupar as primeiras colocações do Brasileirão. Casos do Flamengo, Fluminense, São Paulo, Internacional, Santos, Corinthians e até o Grêmio, que atualmente é o lanterna da competição com apenas três pontos ganhos.

Com 21 pontos, o Fortaleza tem o segundo melhor início de um time nordestino na era dos pontos corridos do Brasileirão. (Leonardo Moreira / Fortaleza EC)

Sobre o Red Bull já me manifestei nesse espaço algumas vezes e até disse que em alguns anos o time iria lutar de igual para igual com os grandes e até ser campeão. O time de Bragança é o melhor exemplo de clube-empresa no Brasil. É de propriedade da empresa que produz a famosa bebida energética, que também é dona do Red Bull Leipzig (Alemanha), do Red Bull Salzubrg (Áustria) e do New York Red Bulls (EUA). Com certeza não está para brincadeira.


Chama a atenção para o surpreendente Fortaleza, que está enchendo de orgulho os nordestinos. Após vencer o Corinthians por 1 a 0, o tricolor do Ceará chegou aos 21 pontos. Pontuação lhe garante a marca histórica de ter o segundo melhor início de um time nordestino na era dos pontos corridos do Brasileirão. Antes, apenas o Sport alcançou desempenho superior. Em 2015, o rubro-negro pernambucano somou 23 pontos em 11 rodadas.


Se engana quem pensa que a colocação do Leão cearense é mero acaso. O clube vem se estruturando ao longo dos últimos anos em busca de campanhas estáveis e com objetivos definidos. Para tanto conta com um moderno Centro de Treinamento para dar condições adequadas aos jogadores e às categorias de base do clube para revelar novos talentos. A iniciativa já está dando resultados, tanto que, atualmente, metades dos jogadores titulares surgiram no CT, que é equipado com recursos para manter e desenvolver atletas de alto nível.

Na CONMEBOL Sul-Americana o Athletico-PR venceu o América de Cali pelas oitavas de final e agora precisa apenas de um empate em casa para avançar. (Foto: José Tramontin/athletico.com.br)

O CT do Fortaleza está equipado com quatro campos oficiais equipados com drenagem e irrigação artificiais, duas piscinas, vôlei de praia, pista de atletismo e de jogging, centro de imagem e TV, escola de educação-física e centro de especialização em nutrição e medicina desportiva. Tem alojamento para até 80 jogadores, duas salas de reunião, academia de musculação, sauna, sala de fisioterapia, departamento médico e odontológico, capela, pista de biométrica, cozinha industrial, lavanderia, salas de refeições, churrasqueira, salas para administração, equipamentos esportivos, estacionamento. E em futuro próximo também contará com escola para crianças e programas de inclusão social e geração de conhecimento para a comunidade. É exemplo a ser seguido!


Já o Athletico-PR não é nenhuma novidade mostrar tamanho desempenho técnico no Brasileirão. Afinal não é de hoje que o Furacão realiza façanhas importantes no futebol. A mais recente foi a conquista da Copa Sul-Americana, em 2018. É a única equipe paranaense a conquistar a Copa do Brasil e também foi finalista da Copa Libertadores da América na edição de 2005.


Além do Brasileirão o rubro-negro está disputando a Conmebol Sul-Americana. E saiu na frente no confronto contra o América de Cali pelas oitavas de final ao vencer por 1 a 0. Agora, para avançar, precisa apenas de um empate em casa, no próximo dia 20.



Roberto Maia é jornalista e cronista esportivo. Iniciou a carreira como repórter esportivo, mas também dedica-se a editoria de turismo, com passagens por jornais como MetroNews, Folha de São Paulo, O Dia, dentre outros. Atualmente é editor da revista Qual Viagem e portal Travelpedia.


bottom of page