Instituto Horas da Vida traz ação de conscientização dos riscos do colesterol alto
top of page
Buscar

Instituto Horas da Vida traz ação de conscientização dos riscos do colesterol alto

Atendimento gratuito aos passageiros do metrô e trem começa no Dia Nacional de Combate ao Colesterol

Imagem: Juan Moyano | Dreamstime.com

O Dia Nacional de Combate ao Colesterol, celebrado em 8 de agosto, marca o início da ação conjunta do Instituto Horas da Vida – organização sem fins lucrativos que há nove anos tem como propósito oferecer acesso à saúde primária às pessoas em situação de vulnerabilidade social –, ViaMobilidade e ViaQuatro – concessionárias que administram estações de metrô e trem em São Paulo – para levar informações e orientações para os passageiros de como levar uma vida mais saudável.

Profissionais de saúde estarão presentes no local para realizar os procedimentos e orientar os passageiros sobre os cuidados que devem ser tomados para manter o colesterol dentro dos padrões recomendados.

A iniciativa acontecerá todos os dias úteis, de 10h às 16h, até o dia 02 de setembro, nas Linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, além das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos.

Além da aferição da pressão arterial e realizar a medição do colesterol, os passageiros receberão folhetos explicativos sobre o tema, poderão consultar banners e conversar com a equipe de saúde.

O Instituto Horas da Vida ainda oferecerá outro benefício exclusivo para quem passar pelas estações. Quem realizar o cadastro no ‘Hora da Saúde’ pelo link que será divulgado durante a campanha, poderá usufruir gratuitamente do serviço de Orientação de Saúde por telefone 24h/7, patrocinado pela Filóo Saúde, healthtech que tem como objetivo oferecer acesso a serviços médicos de qualidade e individualizados por preços acessíveis.

“O transporte público é o coração de uma cidade. Por isso, o Instituto Horas da Vida vai até às estações de maior demanda para alertar sobre os riscos cardiovasculares causados pelo colesterol alto. O cuidado primário com a saúde é importante para evitar complicações futuras e pode mudar a vida da população”, explica Rubem Ariano, fundador do Instituto Horas da Vida e CEO da Filóo Saúde.

Para manter a qualidade do atendimento no local e com a maior comodidade, a ViaMobilidade e ViaQuatro disponibilizarão funcionários para organizar as filas de atendimento, mesas e cadeiras.

Riscos do colesterol alto

O colesterol é uma substância muito semelhante à gordura e é encontrada no sangue, já que é produzida naturalmente no fígado. Porém, quando os níveis de colesterol ficam acima do recomendado, é possível desenvolver depósitos de gordura nos vasos sanguíneos. Eventualmente, esses depósitos crescem, dificultando o fluxo de sangue pelas artérias. Às vezes, esses depósitos podem se romper repentinamente e formar um coágulo que pode até causar um ataque cardíaco ou derrame.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), 4 em cada 10 brasileiros têm colesterol alto. Além disso, 67% responderam à entidade que nem mesmo sabem quanto é a sua própria taxa de colesterol. Para manter o colesterol dentro dos padrões recomendados é importante uma dieta aliada a exercícios físicos, evitar cigarro e o consumo de álcool. Ou seja, o estilo de vida é o mais determinante. Porém, há casos em que o colesterol alto pode ser hereditário. Nessa situação é ainda mais necessário o acompanhamento médico.

SERVIÇO

Ação gratuita e presencial das 10h às 16h.

- De 08/08 a 12/08: na estação Luz; Linha 4-Amarela

- De 15/08 a 19/08: na estação Santa Cruz; Linha 5-Lilás

- De 22/08 a 26/08: estação Osasco; Linha 8-Diamante

- De 29/08 a 02/09: estação Santo Amaro; Linha 9-Esmeralda.


Não há limite de atendimentos por dia, desde que seja respeitado o horário da iniciativa.



bottom of page