Idosos decidem morar em casas de repouso por conta própria
top of page
Buscar

Idosos decidem morar em casas de repouso por conta própria

Por Lia Garcia


Alguns motivos são decisivos para as famílias quando se trata de casa de repouso. Os idosos que não podem mais viver sozinhos, seja pela idade ou condição física, mesmo morando na casa dos filhos ou parentes, não possuem todo suporte necessário e muitas vezes precisam de uma estrutura mais completa e preparada.


Em alguns casos, acontece o contrário, o idoso possui um estado mental e físico bom para a idade, é independente e consegue até um certo ponto, levar uma vida normal, mas optam por conta própria por morar em casas de repouso. No D’Pádua Residencial Senior, localizado em Pinheiros, alguns residentes escolheram essa opção.


Patrícia Sena, coordenadora clínica da instituição diz que o motivo que leva os idosos a buscarem uma casa de repouso são variados. “Muitos se queixam da dificuldade de administrar tarefas diárias e serviços dentro da própria residência, por exemplo. Ou ainda da questão da acessibilidade e necessidade de adaptar o próprio lar, ou das constantes consultas aos médicos. Mas uma das principais queixas é a diminuição da rede de amigos. Morar em uma casa de repouso não apenas suprime as necessidades de cuidados com saúde e moradia, como também traz novos amigos”, comenta.

Área comum da unidade 3

Outro motivo pelo qual procuram o residencial, é o interesse em manter uma vida ativa, uma vez que podem manter todos seus compromissos familiares, como visitas e viagens, pois possuem a tranquilidade de ir e vir normalmente, como se estivesse em casa.


“Antes da pandemia, além das atividades internas diárias com jogos, musicoterapia, arte-terapia, atividades com musicista e eventos em datas comemorativas, eram feitos passeios externos frequentes para restaurantes, teatro, museu, parque, coral e até mesmo fazendas, onde podiam ter contato com os animais. Porém, agora estamos trabalhando apenas as atividades interna e reforçamos nossa equipe para atender aos residentes”, complementa Patrícia.

Sala de fisioterapia

Os residentes contam com uma programação audiovisual diária com filmes e musicais, além de atividades de debate. Para que o idoso tenha todo o suporte necessário e segurança, o D´Pádua oferece estrutura completa, com enfermagem 24 horas, acompanhamento médico, corpo clínico interdisciplinar com especialização em gerontologia, gestão de medicamentos, atividades terapêuticas, hotelaria, 06 refeições diárias, acolhimento familiar, dentre outras. A instituição atende a idosos dependentes, semidependentes e independentes.


Para mais informações acesse: www.dpaduaresidencial.com.br

bottom of page