Hospital São Luiz Jabaquara inaugura novo serviço de cardiologia
top of page
Buscar

Hospital São Luiz Jabaquara inaugura novo serviço de cardiologia

Coordenada pela Cardiologia D’Or, a linha de cuidado cardiológico contará com UTI especializada, cardiologistas no pronto-socorro e espaço dedicado para consultas e exames no Centro Médico

Imagem: Freepik

O Hospital São Luiz Jabaquara, da Rede D’Or São Luiz, inaugurou no dia 11 de novembro o setor de cardiologia coordenado pela Cardiologia D’Or, maior rede integrada de serviços de cardiologia que inclui serviços ambulatoriais, hospitalares e emergência cardiovascular.


O objetivo da novidade é oferecer ao paciente do hospital uma linha de cuidado cardiológico desde o momento em que ele entra na unidade até o acompanhamento depois da alta. Isso significa, entre outras coisas, que o paciente cardiológico terá o acompanhamento da mesma equipe desde a emergência e/ou internação até a alta e o posterior seguimento no Centro Médico (CEMED).


Entre os novos serviços que passam a ser oferecidos pela Cardiologia D’Or estão:


  • ·Área exclusiva no CEMED com equipe especializada, consultórios e equipamentos para a realização de exames como ecocardiograma (ajuda a avaliar a estrutura e o fluxo sanguíneo do coração), Holter (eletrocardiograma contínuo), teste ergométrico (avalia o sistema cardiovascular sob esforço), MAPA (monitoramento da pressão arterial) e Tilt-Test (usado para avaliar síncopes).

  • Unidade Cardio-Intensiva dentro do hospital com cardiologistas intensivistas especialistas.

  • Atendimento cardiológico especializado no pronto-socorro contando com um médico cardiologista como plantonista.

  • Ambulatório com “superespecialistas” para tratar casos como os de hipertensão refratária a medicamentos, arritmias graves e insuficiência cardíaca difícil de ser tratada.


“Todos os setores vão ficar integrados de maneira horizontal, o que vai tornar o atendimento mais ágil e eficiente”, afirma Fábio Augusto De Luca, coordenador regional da Cardiologia D’Or, responsável pela gestão e implantação de condutas e protocolos gerenciados nas principais áreas do atendimento cardiológico na Rede D’Or São Luiz.


Principal causa de morte no mundo

“As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o mundo, representando 32% de todas as mortes globais”, diz Olga Ferreira de Souza, diretora nacional da Cardiologia D’Or. “Boa parte das mortes que contribuem para esse índice podem ser evitadas com educação, prevenção e atendimento adequado.”


Além de todos os serviços que passam a ser oferecidos no Hospital São Luiz Jabaquara, a diretora da Cardiologia D’Or revela que a linha de cuidado da cardiologia vai contar com uma enfermeira navegadora que fará a gestão do cuidado dos pacientes e esclarecer qualquer dúvida sobre tratamentos ou exames prescritos. Haverá também especialistas de apoio, como nutricionistas e endocrinologistas, que participarão do atendimento ao paciente ao longo do tratamento.


“Vamos proporcionar um atendimento alinhado às melhores práticas assistenciais recomendadas por diretrizes nacionais e internacionais”, conta Mário Lúcio, diretor médico do Hospital São Luiz Jabaquara. “O hospital vai se tornar uma referência em cardiologia.”

bottom of page