Obra pretende eternizar e imprimir a celebração entre arte, saúde, cuidado e humanidade
Para celebrar seus 75 anos, o Hospital Edmundo Vasconcelos anuncia a criação de um mural desenvolvido pelo renomado artista Eduardo Kobra. A obra de 190 metros quadrados, simboliza a história do hospital e a dedicação de sua equipe médica, foi pintada no início de outubro. O painel decora a face lateral externa do prédio do hospital e está visível para todo o público que passa pela rua Borges Lagoa, ao lado do Parque Ibirapuera, em São Paulo.
O tema central é uma reverência aos médicos, as equipes multidisciplinares e ao legado do HEV. O projeto, concebido em colaboração com o artista, se inspira na ideia do momento de uma cirurgia: Kobra buscou se colocar na perspectiva do paciente, capturando o olhar de confiança e a conexão entre a equipe e a comunidade, por meio de uma relação que se mantém sólida e respeitável ao longo dos anos. O artista utilizou técnicas mistas para compor o resultado final.
"O Hospital Edmundo Vasconcelos tem um histórico entrelaçado com a arte, desde sua arquitetura de Oscar Niemeyer até obras de Di Cavalcanti e os jardins de Burle Marx. Trabalhar nessa comunidade apreciadora de arte é um grande privilégio", afirmou Kobra. A mensagem do mural busca transmitir empatia e acolhimento, elementos que ressoam fortemente com o propósito e os valores do HEV.
Além de sua proposta artística, o mural também visa impactar positivamente pacientes, funcionários e a comunidade, reforçando a imagem do hospital como espaço de confiança e cuidado. "Estamos entusiasmados com o presente em comemoração aos 75 anos do Hospital. Kobra, um artista que imprime referência e progresso, é a melhor escolha para abrilhantar nosso espaço. A arte tem o poder de transformar ambientes, inspirar pessoas e criar conexões significativas. Oferecer essa possibilidade a todos os que passam pelo nosso hospital é investir em uma visão de que o fator humano é essencial e impacta diretamente na vida, na felicidade e no bem-estar de todos nós", diz Dario A. Ferreira Neto, Diretor Geral do Hospital Edmundo Vasconcelos.
Comments