Honrar Pai e Mãe
top of page
Buscar

Honrar Pai e Mãe

Por Pe. Ezequiel Dal Pozzo

Imagem: Hayley Johnson / Scopio

Honrar pai e mãe certamente significa muito mais que obedecer. Traduzir esse mandamento da vida nos torna mais educados e humanos. Alguns aspectos podem ser pontuados:


Dê valor a eles: Você honra seu pai e sua mãe quando é grato por tudo o que eles fizeram e ainda fazem por você. O valor que você dá ao que apreendeu, manifestando sua estima por aquilo que recebeu, vai demonstrar aos pais que você está ligado a herança que eles te deram. Pelo teu comportamento você demonstra ter orgulho deles.


Aceite a autoridade deles, mesmo que não concorde de algumas coisas: É importante perceber a autoridade dos pais pelo simples fato de serem teus pais. Quando você aceita a autoridade dos pais com amor, você cresce como pessoa e isso não significa ter menos conhecimento que eles. Mais que nível de conhecimento, aqui entra uma postura de consideração mútua, que é tão importante.


Tenha respeito por eles: Aqui entra o cuidado com o que se fala. Nunca pense saber tudo sobre a vida e sobre o mundo. A relação de respeito não significa não manifestar a minha verdade, mas também calar, acolher o próprio diálogo sem querer ter sempre a razão, ouvir com atenção, pelo simples fato de vir dos pais.


Cuide deles: O cuidado é um dos principais frutos do amor. Quem ama cuida. Os pais que te cuidaram, poderão precisar do teu cuidado e ajuda. Família é cuidado mútuo. Faça o quanto pode e o melhor que pode pelos seus pais. A vida te recompensará pelo cuidado que você dispensou.


Cuidar é amar! Cuide! Ame!


Padre Ezequiel Dal Pozzo é graduado em Filosofia e Teologia e mestre em Teologia Sistemática e acredita que a música tem poder de formar o espírito. Por meio de suas músicas e textos, busca ajudar as pessoas a encontrarem o verdadeiro sentido da vida. (contato@padreezequiel.com.br)

bottom of page