top of page
Buscar

GWM Brasil revela seu carro elétrico Ora 03

Por Vito Zanella


A GWM Brasil revelou no Festival Interlagos, realizado de 20 a 23 de julho no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), o próximo carro que será comercializado pela marca no Brasil: o Ora 03, um hatchback premium com perfil jovem e 100% elétrico, ideal principalmente para o uso urbano. Com 4,25 metros de comprimento, o BEV (Battery Electric Vehicle, ou Veículo Elétrico a Bateria, em português) da GWM oferece acabamento premium, inovação, vários itens de conforto e segurança e muita tecnologia embarcada – uma característica dos automóveis produzidos pela Autotech brasileira.


O GWM Ora 03 aposta na segurança como prioridade – segundo a marca, o carro foi muito bem avaliado, por exemplo, nos testes do Euro NCAP, recebendo cinco estrelas, a nota mais alta. Entre os principais itens de série deste modelo, destacam-se carroceria de aço de alta resistência; sete airbags; sistema AEB (Auto Emergency Breaking, ou Frenagem Autônoma de Emergência, em português) capaz de reconhecer pedestres e ciclistas e também o tráfego cruzado dianteiro e traseiro; piloto automático inteligente com sistema Stop & Go; e assistente ativo de ponto cego com aviso de abertura de portas. Esse pacote de segurança ajuda o motorista, por exemplo, a conduzir o veículo sempre com o máximo de segurança, manter a velocidade adequada às condições de rodagem, mudar de faixa, parar se um obstáculo for detectado e manobrar o carro com facilidade a qualquer momento.


O conforto foi levado a sério no desenvolvimento do carro. A começar pelo recurso Easy-Entry, no qual os bancos com esta função se afastam automaticamente ao abrir a porta, para oferecer espaço extra no acesso ao interior do veículo. Os bancos ainda dispõem de massageador, aquecimento e ventilação – itens que não são comuns em automóveis desse segmento. Além disso, o modelo oferece a tecnologia Full Parking Assist (ou Assistente de Estacionamento Automático, em português): o motorista ativa a função e, sem que precise tocar no volante ou nos pedais, o sistema detecta espaço suficiente e acelera e freia conforme necessário para estacionar o carro. Abertura e fechamento do porta-malas com sistema Free Hands, Sistema Smart Start (uma vez o carro aberto, ele detecta a presença humana e o carro já está pronto para sair), teto solar panorâmico, rodas esportivas de 18 polegadas, central multimídia com Apple Carplay e Google Android Auto, além de carregador por indução, são outros equipamentos de conforto e sofisticação presentes no modelo.


O GWM Ora 03 chega ao mercado brasileiro em duas versões: BEV e GT BEV, sendo que a diferença entre eles é a capacidade da bateria. No primeiro, a bateria é de 48 kWh e no modelo GT, de 63 kWh. Ambas podem ser carregadas de 10% a 80% em até 5h com carregadores de corrente alternada (AC) ou 50 minutos na contínua (DC). Mas todas as versões terão o mesmo powertrain, com um motor elétrico de 171 cv de potência e 250 Nm de torque. Ao adquirir um GWM Ora 03, o comprador levará junto o Pacote Tranquilidade da GWM, que consiste em um carregador portátil de 3,6 kW, proteção total da bateria por dois anos (mesmo em caso de acidentes) somada à garantia de fábrica de 8 anos ou 200 mil km para essa bateria, tag de pedágio GWM Veloe por um ano, financiamento com recompra garantida e a conveniência do serviço Tomorrow Assistance, com oficina remota e carro cortesia. É possível fazer a pré-reserva do GWM Ora 03 pelo Mercado Livre. O novo carro elétrico da GWM será oficialmente lançado nesse mês de agosto, quando as cores, a lista completa de equipamentos e os valores serão divulgados (estimados entre R$ 150 e R$ 200 mil). A partir de setembro, será possível realizar test-drive dos veículos nas concessionárias. As entregas aos compradores, por ordem de reserva, terão início a partir de outubro deste ano.





Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.

bottom of page