Governo federal quer Copa do Mundo Feminina no Brasil em 2027
top of page
Buscar

Governo federal quer Copa do Mundo Feminina no Brasil em 2027

Por Roberto Maia


A Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino de 2023, a nona edição do torneio mundial de seleções femininas, será realizado de 20 de julho a 20 de agosto na Austrália e Nova Zelândia. A taça do torneio foi apresentada ao Brasil no último dia 30 de março, em evento realizado no Palácio do Alvorada, em Brasília (DF).


Durante o evento, que contou com a participação do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, Lula assinou decreto apresentado pela ministra do Esporte, Ana Moser, que cria a Estratégia Nacional para o Futebol Feminino. Objetivo é fomentar ações para incentivar a formação e profissionalização da modalidade no país.

A ministra Ana Moser destacou a necessidade de incentivo à participação das mulheres em posições de gestão, na arbitragem e na direção técnica de equipes. Bem como o fomento a instalações de centros de treinamento específicos para mulheres, com metodologias próprias e diretrizes pedagógicas adaptadas às necessidades da mulher.


A CBF será parceira do Governo na elaboração e implementação do programa comandado pela ministra Ana Moser.


O presidente Lula também elogiou a iniciativa da CBF de regulamentar neste mês o futebol misto no país, que a partir de agora, as competições amadoras podem ser mistas no Brasil. Segundo ele, um marco em prol da inclusão e rumo à igualdade de gênero no futebol brasileiro.

Juntamente com Ana Moser e Ednaldo Rodrigues, o presidente Lula exibe o troféu da Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino. (Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República)

"Fiquei feliz com a notícia do presidente Ednaldo Rodrigues, que aprovou uma norma na CBF na qual as meninas podem participar dos times formados por meninos. Possivelmente, elas serão melhores do que eles. Se tivermos muitas Martas por aí, os rapazes vão passar mal", disse Lula.


Com a regulamentação, as atletas poderão fazer parte de equipes masculinas, bem como times exclusivamente femininos poderão participar de competições masculinas. A nova regra poderá ser aplicada em todas as categorias.


Na oportunidade, para surpresa de todos, o presidente da República, manifestou o apoio do Governo Federal à candidatura do Brasil para sediar a Copa do Mundo Feminina em 2027. Lula garantiu a Ednaldo Rodrigues que fará tudo o que for necessário para que o Brasil consiga trazer, em 2027, a Copa do Mundo Feminina.


"Será um evento extraordinário, motivador da construção de uma consciência política junto ao povo brasileiro para que entendam a participação da mulher efetivamente em todos os cantos em que puderem e quiserem participar, onde elas quiserem, do jeito que elas quiserem", ressaltou.

Presidente Lula assinou o decreto que cria a Estratégia Nacional para o Futebol Feminino no Brasil (Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República)

Roberto Maia é jornalista e cronista esportivo. Iniciou a carreira como repórter esportivo, mas também dedica-se a editoria de turismo, com passagens por jornais como MetroNews, Folha de São Paulo, O Dia, dentre outros. Atualmente é editor da revista Qual Viagem e portal Travelpedia.


bottom of page