top of page
Buscar

Férias, a segurança não deve ser esquecida

Por Coronel Camilo


Foto: PhotoMIX Company

Dezembro, milhares de pessoas deixam suas cidades rumo ao litoral e interior do Estado. Voltamos a uma séria preocupação com a segurança nesta época do ano: aproveitar sem se descuidar da segurança, sua e de sua família. É necessário redobrar a atenção nas estradas. A estimativa é que milhões de veículos deixem a cidade. Por isso, é preciso aumentar os cuidados com o carro. Lembre-se da revisão do automóvel numa oficina de sua confiança e da elaboração de um mapa que indique o melhor trajeto do local a ser visitado.


Pequenas ações protegem a sua família e ajudam a evitar a prática de crimes muito comuns nesta época do ano. Antes de seguir viagem, verifique se seu carro está seguro para evitar panes e paradas desnecessárias nas rodovias. Atualmente, é possível acessar o site ou as redes sociais das concessionárias que administram as estradas e ter acesso, antes de sair de casa, sobre o trânsito no momento, além da previsão para o dia de sua viagem. Assim, é possível saber se as empresas irão desenvolver estratégias para facilitar o tráfego nas vias.


Mantenha as portas do carro sempre trancadas e evite comprar produtos de pessoas estranhas durante congestionamentos. Geralmente, podem existir 'olheiros' nestes grupos que passam informações para criminosos agirem. Não estacione em lugares escuros e com pouca visibilidade. Caso seja necessário parar o carro ao longo da estrada, procure uma base da Polícia Militar com profissionais preparados para atender o cidadão e esclarecer dúvidas.


O setor de inteligência da PM tem feito estudos sobre locais com mais ocorrências para poder organizar blitze em pontos considerados perigosos. Outra ação comum é implantar a Operação Verão, onde há redução das folgas do efetivo da corporação para que mais policiais estejam presentes nas estradas e também nas cidades mais procuradas pelos turistas. Durante a operação, em média, mais 3 mil policiais estão à postos com o objetivo de ampliar a fiscalização e reduzir a criminalidade durante a temporada.


Fique alerta antes de sair de sua residência. Suspenda assinaturas de jornais e revistas enquanto você estiver fora para que correspondências não se acumulem nas portas. Isto indica que o imóvel está vazio e vulnerável.


Garantir um divertimento e umas férias seguras, com bons momentos vividos com a sua família, que deixarão boas recordações, não é difícil. É uma questão de atitude. Aproveite o período de descanso com a sua família e amigos, sempre com segurança.



Coronel Camilo é formado em Administração de Empresas pelo Mackenzie, com bacharelado em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul e pós-graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP e em Gestão de Segurança Pública pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.


bottom of page