Fortalecimento das Unhas
top of page
Buscar

Fortalecimento das Unhas

Por Yasmin Adriano


Olá! É ótimo tê-la novamente em nosso espaço de Dicas de Beleza. Há algum tempo tenho observado que as pessoas, mais especificamente as mulheres, costumam ter bastante dificuldade em deixar as unhas crescerem, geralmente ficam fracas e quebram, o que nos leva a buscar soluções rápidas, mas nem sempre saudáveis, como extensões.


Foto: Acervo

Primeiramente, você sabe o que pode causar essa fraqueza nas suas unhas? Problemas com unhas fracas podem ser bastante comuns e serem causados por uma série de fatores.


Por exemplo, uma dieta pobre em nutrientes essenciais, como proteínas, vitaminas e minerais, pode levar a unhas fracas.


O contato frequente com produtos químicos, como detergentes, removedores de esmalte ou produtos de limpeza, pode enfraquecer as unhas ao longo do tempo.


Unhas expostas constantemente à água ou a ambientes secos podem tornar-se fracas e quebradiças.


Bater constantemente nas unhas ou usar técnicas agressivas ao cortá-las pode danificá-las e torná-las fracas.


Algumas condições de saúde, como deficiências da tireoide ou condições de pele, podem afetar a saúde das unhas.


Resumindo, as donas de casa não têm um minuto de paz, não é mesmo? Mas deixe-me te contar, faço diariamente muitas dessas coisas, mas dificilmente minhas unhas quebram; inclusive, sempre me questionam se são minhas mesmas. Vou te falar algumas soluções para esse problema e te passar meus segredos pessoais.


Para começar o processo de fortalecimento das suas unhas, no início você irá precisar deixá-las mais curtas, pois unhas longas poderão quebrar mais facilmente; então, inicialmente, deixe-as mais curtas e com o tempo vá aumentando.


Você pode utilizar luvas na hora de usar produtos químicos. Sei que é chato e estranho, mas se suas unhas são extremamente fracas, pode ser interessante no início desse processo.


Use cremes hidratantes para nutrir as unhas e a pele ao redor, especialmente se você vive em um ambiente seco.


A acetona pode ser agressiva para as unhas. Opte por removedores de esmalte sem acetona ou com fórmulas mais suaves.


Existem produtos disponíveis no mercado que são formulados especificamente para fortalecer as unhas. Aplique uma base fortalecedora antes de aplicar o esmalte.


Você também pode pedir ajuda a um médico para receitar uma suplementação, se seu caso for relacionado à falta de vitaminas.


Agora vou relatar o que costumo fazer: quando eu era pequena, tinha muito o costume de roer as unhas. Então, minha irmã me passou uma dica que me ajudou muito com isso, que era sempre pintar as unhas e, na hora que eu sentisse vontade de roer, eu tentava tirar o esmalte. Com o tempo, parei totalmente.


Quando minhas unhas começaram a crescer, elas quebravam com frequência, principalmente as do dedo indicador, que eram mais frágeis. Além de evitar acetona, comecei a investir em bases fortalecedoras. Já testei várias e tenho minha queridinha.



Há um ano, eu costumava fazer esmaltação em gel a cada 15/20 dias. Nesse período, deixei de usá-la. Por mais que eu não fizesse alongamento, apenas a esmaltação, minhas unhas começaram a ficar muito fracas e quebrarem com frequência. Desde que vim para São Paulo e não fiz mais, voltei a fazer a esmaltação tradicional e usar toda vez essa base, minhas unhas quebram muito raramente, apenas quando bato com grande impacto.


O Fortalecedor com Queratina da Blant é uma base de aspecto transparente, alto brilho e secagem rápida. Forma uma fina película de alta resistência e proteção às unhas, que além de regenerar partes danificadas, proporciona elasticidade e estimula o crescimento.


Essa foi mais uma dica de beleza. Espero que tenham gostado e semana que vem teremos mais dicas para vocês. Sempre que quiserem saber mais, estou à disposição no Instagram.




Yasmin Adriano é maquiadora profissional, penteadista e influencer digital do setor de beleza. Siga no Instagram: @yasadriano.makeup.


bottom of page