Fique de olho nos golpes
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Fique de olho nos golpes

Por Celso Russomanno

Imagem: Freepik

Se você fica na dúvida, se está sendo vítima de um golpe, quando recebe ligações ou mensagens, precisa ler essa dica. Alguém te liga e se identifica como funcionário do banco, informa que você será ressarcido de taxas ou impostos. Fique atento é fraude: as instituições financeiras e a Receita Federal não ligam para informar de valores ou créditos a receber! E, se o falso atendente pedir confirmação de dados pessoais, RG, CPF, endereço, nome dos pais etc., e solicitar que digite sua senha, pode ter certeza: é golpe!

Cuidado: nunca digite suas senhas por telefone, nem escreva em papel nenhum. Não confie em estranhos, nem dê essa informação para ninguém! Lembre-se: ela é sua assinatura, ao passar para terceiros, a responsabilidade é sua. Mas atenção: se o banco falhou em seu sistema informatizado a responsabilidade é dele (art. 3º, parágrafo 2º e art. 14 do Código de Defesa do Consumidor).

O Departamento de Polícia e Proteção a Cidadania (DPPC) registra diversos golpes contra os consumidores, todos os dias. Conheça alguns:

1) GOLPE DA FALSA CENTRAL DE ATENDIMENTO: funciona assim, o cliente recebe uma ligação de uma central, é informado que teve um problema ou a conta corrente invadida, pede dados financeiros e bancários, e é orientado a ligar na central de atendimento. Sem que a vítima perceba, o fraudador continua na linha para simular o atendimento da central, solicitando outros dados da vítima. Se isso acontecer, desligue. Informe seu banco. Lembre-se, as instituições financeiras NUNCA pedem senha, número de cartão ou confirmam informações pessoais.

2) GOLPE DA PREMIAÇÃO MEDIANTE PAGAMENTO: esse é outro crime que faz vítimas todos os dias. O consumidor recebe uma ligação e o fraudador informa que ela foi premiada e deve depositar uma taxa para envio do produto. Mas a mercadoria não chega! Fique atento, é golpe! Sempre confirme com a loja oficial se a promoção existe. Desconfie desse tipo de prática, pois quem recebe um prêmio, não tem que pagar despesas de envio.

3) GOLPE DO FALSO MOTOBOY: o cliente recebe uma ligação de uma pessoa se passando por funcionário do seu banco, informa que o cartão foi clonado, pede a senha e envia um motoboy para retirar o cartão. Atenção: os bancos não fazem isso, é golpe! Jamais informe a senha. Nunca forneça seu cartão a estranhos, nem quebrado.

4) GOLPE DE WHATSAPP: nele a vítima finge ser um conhecido seu para pedir dinheiro. Geralmente o fraudador faz contato, se passa por um parente seu, filho, amigo, etc., e pede que você faça um depósito. Não caia nessa, é fraude! Confirme a informação imediatamente, ligue em vídeo ou por telefone para essa pessoa e nunca transfira nenhum valor!

Se você foi vítima dessas práticas criminosas, deve ir à delegacia e registrar um boletim de ocorrência de estelionato (art. 171 do Código Penal). E não esqueça de informar ao delegado que deseja representar. Desconfie de falsas vantagens! Na dúvida, não confirme dados, nem senha! Mantenha sua segurança e evite prejuízos!



Celso Russomanno é jornalista e bacharel em Direito, especialista em Direito do Consumidor. Inscreva-se no Canal do Youtube de Celso Russomanno, mais de 1,2 mil reportagens para você assistir: www.youtube.com/crussomanno

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