top of page
Buscar

Feira na Rosenbaum estreia no IED - Instituto Europeo di Design


A Feira na Rosenbaum, plataforma criativa que promove o design e as expressões artísticas brasileiras, fará sua estreia no IED - Instituto Europeo di Design, renomada instituição internacional de ensino voltada ao design. A mostra reúne 50 marcas criativas de diferentes regiões do Brasil que exibirão produtos autorais em design, arte, moda, bem-estar e gastronomia. De forma gratuita e inclusiva, o evento acontece entre os dias 21 e 24 de setembro, das 11h às 20h, no campus do IED, localizado na Rua Maranhão 617, no bairro de Higienópolis, em São Paulo.


A iniciativa celebra o design como catalizador para a educação e a inovação. Durante os 4 dias serão oferecidas oficinas criativas que serão realizadas por designers e artistas juntamente com os professores do IED. Projetadas para incentivar a criatividade e oferecer oportunidades de aprendizado prático, as atividades envolvem atividades práticas e interativas, nas quais os participantes poderão desenvolver habilidades em cerâmica, marcenaria, serigrafia e joalheria.


A edição da Feira na Rosenbaum no IED enfatiza a importância da materialidade e da sustentabilidade por meio de obras que exploram a riqueza de recursos e a pluralidade técnica. Com a curadoria de Cris Rosenbaum, foram selecionados criativos que incorporam tanto os movimentos e métodos artesanais tradicionais quanto as inovações tecnológicas que utilizam matérias-primas sustentáveis, em progressão ao futuro evolutivo do design.


Dentre os destaques, o estúdio É Pedra Ateliê adota uma abordagem híbrida que traz à tona a estética escultural renascentista e a riqueza da pintura barroca por meio da inovação das impressões 3D. Cada peça é meticulosamente moldada à mão, utilizando o PLA (Poli Lactic Acid), um bioplástico produzido a partir de fontes vegetais como milho e cana de açúcar. O diferencial desse material é sua decomposição mais ágil e ecológica, em contraste com os plásticos convencionais derivados de petroquímicos. Essa escolha eco-friendly alinha-se à visão sustentável do estúdio, marcando um passo rumo a um futuro mais consciente e responsável.


Representado pela Loja da Feira na Rosenbaum, o estúdio Monterraro apresenta uma perspectiva sustentável e consciente ao utilizar cascas de ovos descartadas e madeira na criação de objetos e mobiliário. Excepcionalmente resistentes, cada peça representa uma alternativa criativa e elegante ao desperdício. Com formas orgânicas e minimalistas, cada escultura honra a memória da cerâmica como material e oferece uma perspectiva renovada sobre o design. Seus nomes seguem a mesma inspiração: Luminárias Clara e Gema, Vasos Frito e Cozido, Centro de mesa Mollet e Escultura de mesa Poché, além do par de Mesas Omelete.


Originário do norte de Minas, o designer Marcelo Zizu, traz uma trajetória profundamente enraizada na vida rural, conferindo-lhe uma perspectiva apurada das riquezas que o ambiente oferece. Suas experiências vivenciadas na natureza são incorporadas ao seu trabalho, que transcende o tempo e as fronteiras. Ao se deparar com madeira de reuso, muitas vezes resgatada de caçambas, doada por catadores locais ou encontrada nas ruas, Zizu traça um caminho singular. Seu respeito pela história e pelas marcas da madeira, bem como sua habilidade em realçar sua autenticidade, resultam em criações únicas que contam histórias e carregam consigo um design genuíno, com características marcantes.


Feira na Rosenbaum estreia no IED

21 a 24 de setembro

Das 11h às 20h

Instituto Europeo di Design

R. Maranhão, 617 - Higienópolis, São Paulo SP

Entrada gratuita

Amigável aos animais

www.feiranarosenbaumloja.com.br

@ feiranarosenbaum


Loja Feira na Rosenbaum

Rua Mateus Grou, 513 - Pinheiros, São Paulo, SP

Comments


bottom of page