Exposição sobre o Teste do Pezinho ressalta sua importância na vida do bebê
top of page
Buscar

Exposição sobre o Teste do Pezinho ressalta sua importância na vida do bebê


Imagem: Divulgação

O teste do pezinho pode salvar vidas e prevenir uma série de problemas que impactam no desenvolvimento do bebê. Como forma de conscientizar sobre a sua importância, o Instituto Vidas Raras, em parceria com a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, organizou uma mostra com o objetivo de concientizar a população sobre a importância do teste no rastreio de doenças e da ampliação de atendimento na rede pública.


Quem passa pela estação Fradique Coutinho confere a história de famílias de crianças que enfrentam problemas que poderiam ter sido diagnosticados e tratados, caso o teste chegasse a todos e fosse mais abrangente, A ação também conta com relatos de quem conseguiu evitar sequelas porque teve acesso ao exame mais completo na rede privada


Atualmente, a testagem disponível na rede pública de saúde detecta até seis doenças. Na cidade de São Paulo, o teste foi ampliado, por uma lei aprovada em outubro, para rastrear mais 44 doenças raras. Simples e rápido (basta uma pequena picada no pé do recém-nascido, para coleta de sangue), ele deve ser feito na primeira semana de vida. Independente de apontar alguma alteração, o resultado precisa ser levado a um pediatra para avaliação em, no máximo, 30 dias.


Exposição Teste do Pezinho

Estação Fradique Coutinho

Até 31 de março

bottom of page