Exposição CAPA e CONTRACAPA
top of page
Buscar

Exposição CAPA e CONTRACAPA

capa - tudo que envolve, cobre, protege alguma coisa, com a finalidade de proteger
contracapa - parte interna da capa de uma obra ou publicação; verso da capa ou verso da contracapa

Anexo LONA recebe exposição, com curadoria e conceito de Marcio Harum – CAPA e CONTRACAPA que, apesar da sugestão de unicidade, é “2”. O espaço abre duas mostras simultâneas dos artistas Fabio Menino e Viviane Teixeira que exaltam o pictorialismo, cada um à sua maneira, utilizando-se da técnica de representação artística mais antiga do mundo: a pintura. O conceito expositivo pensado por Marcio Harum subverte paradigmas uma vez que o conteúdo é sempre buscado no miolo e não nas capas e contracapas.

“As duas exposições individuais simultâneas (.....) irrompem no espaço como som, com dois lados dissonantes, mas complementares. A proposição surge movida pela inspiração gráfica do ato de se criar uma incerta e possível ligação tátil; como frente e verso de um álbum musical, em que pinturas exibidas nas paredes são as próprias gravações sonoras” explica o curador.

CAPA, com a artista plástica carioca Viviane Teixeira, permite um passeio por seu universo pictórico ficcional, onde uma corte fantasiosa possui figuras femininas como soberanas. Referências históricas da Família Real Brasileira, games, contos dos irmãos Grimm, as cartas de baralho, os jogos de tabuleiro, o jogo de xadrez, músicas, músicos, livros e artistas como Philip Guston, Paula Rego, Louise Bourgeois, Pia Fries, Laura Lima, Cristina Canale, etc., permeiam os questionamentos que gestam a obra. “Tais questões estão vinculadas às escolhas cromáticas contundentes, aos objetos associados ao desenho e às formas híbridas e fluidas que remetem a cenas e personagens arquetípicos saídos dos contos de fadas e que travam intensos duelos e diálogos”, diz Viviane Teixeira.


“A produção da artista vem sendo publicamente acompanhada mais de perto desde sua participação no edital Programa de Exposições do CCSP em 2015, e de lá pra cá tem marcado em suas obras de pintura uma vívida sucessão de alter egos e avatares anacrônicos, estando fixados em uma mise‐en‐scène bastante singular de cenários e figurinos voltados aos jogos, rituais, hábitos e costumes de outrora”, diz Marcio Harum.

Em CONTRACAPA, o artista paulistano Fabio Menino apresenta telas figurativas com forte apelo realista onde as cores e formas definidas de objetos do cotidiano, ou não, mas conhecidos e quase comuns, produzidos em escala industrial, mas agora vistos por suas funções, significados e potencias pictóricas. As escolhas não são aleatórias. Os objetos representados por Fabio Menino possuem um ponto de convergência. Como explica o artista: “são suas funções: de proteção, segurança ou mesmo como ferramenta; executando um papel que um coro sozinho não pode realizar”.


“Há entre o conjunto de telas do artista uma menção a ‘99,00’ ‐ se tal cifra é sobre o preço da carne, o valor de materiais artísticos ou um mal-entendido visual qualquer, na realidade não importa. Com a seleção exposta de pinturas, a indagação que fica acerca do vínculo identitário com o mundo físico das imagens de Fabio Menino traduz‐se por ser pura ficção, ou não”, elucida Marcio Harum.

Serviço

Exposição: “CAPA e CONTRACAPA”

Artistas: Fabio Menino e Viviane Teixeira

Curador: Marcio Harum

Período: de 29 de maio a 28 de julho de 2021

Local: Anexo LONA - R. São Bento, 181 – 1º. Andar - Centro, São Paulo

Visitas com agendamento – MOSTRA VIRTUAL DISPONIVEL NO SITE DA GALERIA

bottom of page