Estação Brooklin recebe mostra informativa sobre diabetes
top of page
Buscar

Estação Brooklin recebe mostra informativa sobre diabetes

No mês de novembro é celebrado o Dia Mundial do Diabetes. Em função da data – e da importância do tema - a Estação Brooklin recebe a mostra “Acesso aos cuidados com diabetes: se não agora, quando?”, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP).

Imagem: Instagram SBEM

A exposição, em cartaz até o dia 30 de novembro, tem como proposta levar informações ao público sobre esta doença que acomete mais de 463 milhões de pessoas em todo mundo, com estimativa de crescimento de 50% em apenas 10 anos (no Brasil são mais de 16 milhões de pessoas com diabetes).


Vale ressaltar que a diabetes é uma doença crônica não transmissível (DCNT), na qual o corpo não produz insulina ou não consegue usar de modo eficiente a insulina que produz. As principais complicações do diabetes não controlado são: doença renal, retinopatia (problema nos olhos) e complicações/amputações em pés e membros inferiores, além das doenças cardiovasculares.


“Os impactos econômicos da doença são enormes. Para o nosso Sistema Único de Saúde (SUS), o maior custo vem do aparecimento das complicações, que impactam de forma expressiva a economia por conta dos exames cardíacos, cirurgias, amputações e posterior reabilitação”, explica o médico Marcio Krakauer, endocrinologista da diretoria da SBEM-SP e curador da mostra.


No tratamento do diabetes, é fundamental ter acesso à insulina, medicamentos orais, automonitoramento da glicose no sangue, educação e apoio psicológico. Consumo de alimentos saudáveis e exercícios físicos – tanto para pessoas que vivem com diabetes quanto para aquelas sob risco de ter a doença – são fundamentais para o cuidado e a prevenção da doença.


“Mais do que oferecer um transporte seguro, a ViaMobilidade preocupa-se também com a qualidade de vida e o bem-estar de seus passageiros, por isso apoia iniciativas como essa, que tratam de saúde e prevenção”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da concessionária.

bottom of page