Especialista destaca os cinco maiores erros na hora de comprar um imóvel
top of page
Buscar

Especialista destaca os cinco maiores erros na hora de comprar um imóvel

Benjamin Cano, sócio da RiOException, separou ainda dicas essenciais para não quebrar a cabeça da compra

Imagem: Freepik

A compra de um imóvel é um momento importante da vida, e para não transformar o sonho de ter um lar em pesadelo, é preciso fazer um planejamento e uma boa pesquisa para não errar nessa fase especial. E para te ajudar a acertar e evitar pequenos descuidos que podem gerar grandes problemas; Benjamin Cano, sócio da RioException, uma agência imobiliária sediada no Rio de Janeiro, destaca os cinco maiores erros na hora de comprar um imóvel. Confira!


1 . Não prestar atenção à documentação – “Comprar um imóvel exige muitos cuidados em relação aos documentos fundamentais É importante assim, que na venda seja entregue a documentação dos antigos moradores, caso o imóvel já tenha tido outros donos. Ter a documentação em mãos também assegura você em questões judiciais, em caso de haver qualquer situação ou problema, terá como o comprovar”, explica ele.


2. Não examinar as condições do imóvel - “No local, observe todo o ambiente e defeitos que podem gerar custos maiores ao proprietário. Se possível, leve alguém que conheça as especificidades de uma casa, para averiguar se serão necessários grandes ajustes na casa. Atente-se aos mínimos funcionamentos do imóvel, como as descargas, fechamento das janelas, e pisos e azulejos. Se puder, visite o ambiente em diferentes horários para verificar detalhes como a exposição ao sol ou problemas com chuvas”, sugere Benjamin.


3. Assinar o contrato sem ler - “Ao assinar um contrato você está acordando com a outra parte interessada, por isso, é importante lê-lo antes com atenção, evitando assim problemas futuros, e caso houver dúvidas em relação às cláusulas, pergunte sempre ao seu advogado ou alguém especializado da imobiliária”, recomenda.


4. Não pesquisar sobre a localização do imóvel - “Muitas pessoas acabam se apressando para comprar seu imóvel e acabam esquecendo de pesquisar informações importantes sobre o novo lar, como a localização. Existem imóveis sendo ofertados por preços abaixo do mercado, mas é importante atentar-se se o local vale a pena, pois muitas vezes ficaria longe e difícil para se locomover até o trabalho todos os dias. Além disso, para quem tem filhos, é interessante pesquisar as escolas mais próximas ao imóvel. Pesquise bastante e planeje a sua rotina, antes de escolher seu imóvel”, indica.


5. Não se planejar financeiramente - “Minha sugestão em relação à questão financeira é não usar mais que 30% da renda mensal na compra do imóvel. Por isso, avalie bem se as parcelas se encaixam bem em seu orçamento, e se atente-se também às taxas e valores extras como IPTU e condomínio. Além disso, avalie valores de reformas e ajustes do imóvel, e se planeje muito bem, para não errar e se prejudicar financeiramente”, finaliza.

bottom of page